Este trabalho propõe a discussão acerca do papel do corpo no contexto educacional e as potenciais contribuições do letramento corporal para enriquecer a experiência educativa. O foco central de análise é a investigação do papel do corpo na educação enquanto possibilidade de letramento e a tendência em negligenciar as potencialidades da linguagem corporal, partindo dos trabalhos de Margaret Whitehead (2019), Wagner Wey Moreira (2016, 2021) e Christine Greiner (2022). O letramento corporal é definido como a capacidade de compreender e comunicar mensagens através do corpo, comparável ao letramento verbal e visual, portanto, é necessário investigar possibilidades transdisciplinares na área das linguagens. Além desse aspecto, investiga-se a razão para que o corpo seja secundário na concepção de projetos pedagógicos e planos de ensino, ficando à margem da cognição, fator que fica evidente durante as avaliações de desempenho e aprendizagem aplicadas aos alunos. O ponto de partida para as reflexões propostas é o entendimento da relevância do papel do corpo na educação e as perspectivas futuras de inclusão do letramento corporal na educação, além de seu potencial para auxiliar e estimular o desenvolvimento de uma educação integral, inserindo dessa forma o corpo de forma mais substancial no ambiente educacional, levando em consideração sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, além da complexidade e correlação das relações entre corpo e cognição.