ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93672 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 658 "titulo" => "ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "Esse trabalho discute os caminhos e adversidades da educação brasileira no período de fechamento das escolas durante o ano de 2020 e 2021 como forma de evitar a contaminação pela síndrome respiratória aguda grave, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2). Visando apresentar a conjuntura educacional vivida no momento da pandemia da Covid-19, uma tratativa minuciosa de ações e inações foi realizada no início da pandemia, bem como seu desenrolar nos anos iniciais de disseminação do vírus no Brasil. O ensino remoto emergencial que por meio das tecnologias de informação e comunicação tornou possível a continuidade dos estudos, difundiu-se na sociedade apresentando um cenário educacional singular. Esse ensino foi avaliado sob a ótica das plataformas virtuais e metodologias, do trabalho e desafios dos professores, do envolvimento dos estudantes e, respectivamente, de seus responsáveis. Do ensino médio à graduação, entraves históricos como desigualdade social, defasagem no uso de metodologias, currículos conteudistas e infraestrutura foram apontados. A nova forma de ensinar e aprender advindo do isolamento social trouxe ganhos no desenvolvimento de competências, como autonomia, colaboração, solidariedade e empatia, como também a possibilidade de o ensino cruzar fronteiras físicas antes dogmatizadas por entraves políticos e sociais. Para tempos pós-pandemia, instituído como o “novo normal”, novos olhares, novas ações e mudanças profundas reavaliam a formação e alinhamento dos professores entre as esferas da educação, e a contribuição da educação para a reprodução social de favorecimento dos estudantes com melhores condições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID658_TB44_16092023172318.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS FERNANDES SCHMIDT" "autor_nome_curto" => "Thaís Schmidt" "autor_email" => "thais.schmidt@online.uscs" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93672 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 658 "titulo" => "ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "Esse trabalho discute os caminhos e adversidades da educação brasileira no período de fechamento das escolas durante o ano de 2020 e 2021 como forma de evitar a contaminação pela síndrome respiratória aguda grave, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2). Visando apresentar a conjuntura educacional vivida no momento da pandemia da Covid-19, uma tratativa minuciosa de ações e inações foi realizada no início da pandemia, bem como seu desenrolar nos anos iniciais de disseminação do vírus no Brasil. O ensino remoto emergencial que por meio das tecnologias de informação e comunicação tornou possível a continuidade dos estudos, difundiu-se na sociedade apresentando um cenário educacional singular. Esse ensino foi avaliado sob a ótica das plataformas virtuais e metodologias, do trabalho e desafios dos professores, do envolvimento dos estudantes e, respectivamente, de seus responsáveis. Do ensino médio à graduação, entraves históricos como desigualdade social, defasagem no uso de metodologias, currículos conteudistas e infraestrutura foram apontados. A nova forma de ensinar e aprender advindo do isolamento social trouxe ganhos no desenvolvimento de competências, como autonomia, colaboração, solidariedade e empatia, como também a possibilidade de o ensino cruzar fronteiras físicas antes dogmatizadas por entraves políticos e sociais. Para tempos pós-pandemia, instituído como o “novo normal”, novos olhares, novas ações e mudanças profundas reavaliam a formação e alinhamento dos professores entre as esferas da educação, e a contribuição da educação para a reprodução social de favorecimento dos estudantes com melhores condições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID658_TB44_16092023172318.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS FERNANDES SCHMIDT" "autor_nome_curto" => "Thaís Schmidt" "autor_email" => "thais.schmidt@online.uscs" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }