EPIFANIA DAS LINGUAGENS: UMA ABORDAGEM PARA A LEITURA DE CLARICE LISPECTOR NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93691 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 191 "titulo" => "EPIFANIA DAS LINGUAGENS: UMA ABORDAGEM PARA A LEITURA DE CLARICE LISPECTOR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Nesta comunicação, propõe-se um plano de aula de ensino de literatura no Ensino Médio com base no conceito de Epifania, em uma abordagem abrangente de diferentes linguagens artísticas. A proposta parte das dificuldades encontradas no ensino de literatura na educação básica com vistas a uma aprendizagem significativa (Ausubel). Como proposição, será usado o método recepcional (Bordini; Aguiar), com a sequência das fases de identificação, atendimento, ruptura, questionamento e ampliação dos horizontes de aprendizagem. No plano, haverá enfoque em diferentes expressões artísticas na etapa de sondagem/identificação, e em seguida, a leitura e análise de conto selecionado de Clarice Lispector. Pretende-se utilizar as definições de epifania conforme Moisés e Joyce, assim como proceder à identificação da presença do conceito em textos bíblicos e no cotidiano, a fim de propor uma contextualização ao longo dos tempos, dos seus significados nas artes e na vida dos leitores. Dessa forma, o plano de aula terá como propósito investigar as possíveis interfaces entre a epifania clariceana, suas fundamentações na fortuna crítica e o modo de contemplar e vivenciar as linguagens expressivas e significativas da literatura e da arte. Por fim, tal apresentação tem como objetivo reiterar a importância da leitura literária na escola, segundo Lajolo e Coelho, identificando-se como os professores podem aplicar o método recepcional no trabalho de apreensão artística e literária na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID191_TB80_23102023202327.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA HERNANDORENA MONTEAGUDO DE CAMPOS" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriahae@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93691 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 191 "titulo" => "EPIFANIA DAS LINGUAGENS: UMA ABORDAGEM PARA A LEITURA DE CLARICE LISPECTOR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Nesta comunicação, propõe-se um plano de aula de ensino de literatura no Ensino Médio com base no conceito de Epifania, em uma abordagem abrangente de diferentes linguagens artísticas. A proposta parte das dificuldades encontradas no ensino de literatura na educação básica com vistas a uma aprendizagem significativa (Ausubel). Como proposição, será usado o método recepcional (Bordini; Aguiar), com a sequência das fases de identificação, atendimento, ruptura, questionamento e ampliação dos horizontes de aprendizagem. No plano, haverá enfoque em diferentes expressões artísticas na etapa de sondagem/identificação, e em seguida, a leitura e análise de conto selecionado de Clarice Lispector. Pretende-se utilizar as definições de epifania conforme Moisés e Joyce, assim como proceder à identificação da presença do conceito em textos bíblicos e no cotidiano, a fim de propor uma contextualização ao longo dos tempos, dos seus significados nas artes e na vida dos leitores. Dessa forma, o plano de aula terá como propósito investigar as possíveis interfaces entre a epifania clariceana, suas fundamentações na fortuna crítica e o modo de contemplar e vivenciar as linguagens expressivas e significativas da literatura e da arte. Por fim, tal apresentação tem como objetivo reiterar a importância da leitura literária na escola, segundo Lajolo e Coelho, identificando-se como os professores podem aplicar o método recepcional no trabalho de apreensão artística e literária na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID191_TB80_23102023202327.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA HERNANDORENA MONTEAGUDO DE CAMPOS" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriahae@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }