Nesta comunicação, propõe-se um plano de aula de ensino de literatura no Ensino Médio com base no conceito de Epifania, em uma abordagem abrangente de diferentes linguagens artísticas. A proposta parte das dificuldades encontradas no ensino de literatura na educação básica com vistas a uma aprendizagem significativa (Ausubel). Como proposição, será usado o método recepcional (Bordini; Aguiar), com a sequência das fases de identificação, atendimento, ruptura, questionamento e ampliação dos horizontes de aprendizagem. No plano, haverá enfoque em diferentes expressões artísticas na etapa de sondagem/identificação, e em seguida, a leitura e análise de conto selecionado de Clarice Lispector. Pretende-se utilizar as definições de epifania conforme Moisés e Joyce, assim como proceder à identificação da presença do conceito em textos bíblicos e no cotidiano, a fim de propor uma contextualização ao longo dos tempos, dos seus significados nas artes e na vida dos leitores. Dessa forma, o plano de aula terá como propósito investigar as possíveis interfaces entre a epifania clariceana, suas fundamentações na fortuna crítica e o modo de contemplar e vivenciar as linguagens expressivas e significativas da literatura e da arte. Por fim, tal apresentação tem como objetivo reiterar a importância da leitura literária na escola, segundo Lajolo e Coelho, identificando-se como os professores podem aplicar o método recepcional no trabalho de apreensão artística e literária na escola.