Nesta comunicação, será abordado como a dupla docência pode potencializar a formação de professores por área de conhecimento, especificamente na área de linguagens. Para tanto, serão analisados os processos inventivo-criativos da Unidade Curricular “Oficina de escrita e leitura literária”, na licenciatura em Linguagens, e os seus desdobramentos e possibilidades artísticas. No âmbito dessa iniciativa pedagógica, diversos autores contribuem para a proposição de elementos criativos na educação e no cotidiano, tais como Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower e Augusto Boal. Ademais, as metodologias propostas por Bordini, Aguiar e Cosson enriquecem o entrelaçamento entre as diversas artes literárias e artísticas, de modo a fomentar nos licenciandos a familiaridade com as habilidades e competências teóricas e práticas na construção e apreciação de textos criativos de diferentes gêneros, com ênfase no diálogo entre as linguagens artísticas e literárias. A Unidade Curricular integra-se ao conjunto de práticas pedagógicas à medida que as propostas de atividades passam a consubstanciar o repertório didático dos futuros professores, ao mesmo tempo contribuindo para o olhar reflexivo sobre o indivíduo e os grupos dos quais fazem parte. O projeto em análise, portanto, pretende identificar como as escolhas didáticas de uma prática de dupla docência ampliam o repertório sociocultural dos estudantes. Para tal, será necessário revisitar os planos de aula e registros feitos nas aulas para confrontar com o objeto artístico desenvolvido no final. Desse modo, será possível explanar como se atingiram os objetivos relacionados à finalidade estética, por meio da análise que desencadeia o apuro crítico e a construção de objetos de fruição artística, e também à perspectiva da formação pedagógica, em que os participantes tomam diferentes posições enquanto artistas, estudantes, pesquisadores e educadores.