Este trabalho teve por objetivo a elaboração de forma democrática do planejamento estratégico de uma escola particular da zona leste de São Paulo e o desenvolvimento de procedimentos administrativos, com o intuito de auxiliar a rotina escolar. Desta forma, através da análise do Projeto Político Pedagógico desta instituição de ensino, notou-se a ausência de conceitos como missão, visão e valores da escola, bem como o discernimento dos pontos fortes e fracos da empresa, e seus atributos considerados como oportunidades e fraquezas. A partir de uma pesquisa qualitativa foi possível elaborar um questionário envolvendo 5 questões e após submissão e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o número CAAE 67100722.0.0000.9927, este questionário foi disponibilizado via formulário Google e também de forma impressa, visando a participação de todos os colaboradores da instituição. Mediante a aplicação deste questionário foi possível discutir e elaborar os conceitos em questão e ainda propor futuros diálogos visando a atualização do projeto político pedagógico, pensando a formação integral dos estudantes, tendo em mente as metodologias ativas, a partir de uma educação humanista e inovadora.