O presente trabalho objetiva elucidar a importância do protagonismo infantil na produção de textos multimodais. Baseando-se em ações desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental I da rede SESI de ensino, o intuito deste é compartilhar práticas exitosas no estudo de gêneros textuais, abordados no componente de Língua Portuguesa das séries iniciais. Utilizando como norteador o processo de ensino e aprendizagem do gênero Notícia, foi possível incentivar o protagonismo infantil tanto na produção textual escrita e oral, quanto na utilização de diferentes ferramentas digitais e audiovisuais para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos, atendendo múltiplas habilidades discentes durante o processo de aprendizagem e aplicabilidade de conceitos. Os estudantes puderam compreender, durante o desenvolvimento de uma sequência didática de produções textuais, a importância da investigação, do senso crítico na escolha de informações relevantes a serem utilizadas em suas produções escritas, da criatividade para utilização de diversas linguagens, e por fim, da relevância da divulgação de seus trabalhos utilizando inúmeras ferramentas digitais, com o intuito de apresentar suas criações para a comunidade. Durante todo o processo observou-se participação ativa dos estudantes, motivados pelo interesse em expor acontecimentos que relatassem sua realidade. Ao final, evidenciou-se aprendizagem significativa, que culminou na produção de um telejornal. No que tange ao planejamento docente, foram elaboradas ações que atendessem diferentes níveis de complexidade, a fim de promover a reflexão e aprendizagem de conceitos linguísticos, e garantir sua aplicabilidade.