BRUNELLLO, Eduardo. Acampamento pedagógico, uma estratégia social. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94897>. Acesso em: 22/11/2024 19:27
Este artigo pretende discutir essa estratégia desenvolvida e disseminada pela Fundação Gol de Letra no Programas das Unidades de São Paulo e Rio de Janeiro.. Os resultados verificados comprovam a efetividade das aprendizagens propostas, não só em relação às aprendizagens de convívio social propriamente dita, mas também em relação ao desenvolvimento de habilidades sociais que permitem aos participantes fortalecer sua participação em grupos sociais e, consequentemente, lhes permite reunir maiores possibilidades de lidar de forma positiva com os desafios impostos pelas duras realidades sociais nas quais estão imersos. Para a compreensão do contexto deste trabalho, cabe explicar brevemente o que é a Fundação Gol de Letra. A referida instituição é uma organização não governamental, criada a 24 anos por dois ex atletas profissionais de futebol, que busca promover, por meio de ações socioeducativas permanentes, o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, moradores de comunidades socialmente vulneráveis nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Nos princípios adotados pela instituição, guiados pela metodologia da educação integral, acredita-se que aprender, conviver e multiplicar sejam valores que auxiliam na formação cidadã e na perspectiva de criação de indivíduos com maior chances de socialização e possibilidades. Sobre os acampamentos pedagógicos, a instituição visa sempre proporcionar possibilidades aos seus atendidos e, consequentemente, para suas respectivas famílias. Recursos vindos de fontes diversas, fazem com que o núcleo familiar não tenha nenhum gasto com relação a viagem, alimentação e demais necessidades que possam acontecer durante o processo.