PROJETO BIBLIOCANTO: O GÊNERO TEXTUAL CARD EM PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95484 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1107 "inscrito_id" => 8857 "titulo" => "PROJETO BIBLIOCANTO: O GÊNERO TEXTUAL CARD EM PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR" "resumo" => "Este trabalho contempla eventos e práticas de letramento em contexto de atuação docente no Novo Ensino Médio Potiguar, mais precisamente, em lócus de pesquisa formado a partir das sequências didáticas efetivadas durante a aplicação de atividades dos componentes curriculares da parte diversificada, Projeto de Vida e Unidade Curricular. A ação docente teve por base a implementação do "Projeto Bibliocanto", a qual desenvolveu nos estudantes competências e habilidades que promoveram a articulação dos conhecimentos apreendidos em componentes curriculares como Língua Portuguesa, Arte e Geografia, de forma transdisciplinar, ultrapassando os limites dos componentes para interagir com outros das demais Áreas do Conhecimento. Em termos teóricos, apoia-se nos pressupostos dos Estudos de Letramento como prática social (BARTON; HAMILTON, 1993, 1998, 2000; KLEIMAN, 1995, 2008; STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008, 2010; ROJO, 2009), na teoria dos gêneros (OLIVEIRA, 2010; BRONCKART, 2004, 2006), nos estudos dos elementos de dimensão pragmática, esquemática e linguística (KOCH; FÁVERO, 1987), nos estudos da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]; DIONÍSIO, 2006; SANTAELLA, 2012; ALMEIDA, 2011), Metodologicamente, a investigação se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 1996, 2006; PENNYCOOK, 2006), segue abordagem de natureza qualitativa e assume características da pesquisa documental (MOREIRA; CALEFFE, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 1994; MINAYO, 2010; CHIZZOTTI, 2005). A geração de dados se desenvolve por meio de técnicas padronizadas (GIL, 1994), as quais possibilitam o “cruzamento” ou a triangulação de informações (COX; ASSIS- PETERSON, 2001). A relevância da pesquisa situa-se no fato de trazer para o âmbito acadêmico tópicos específicos do domínio dos docentes, vislumbrando-os como agentes potenciais ao instigarem nos discentes uma ação reflexiva. A importância social da pesquisa é pelo fato de explorar as dimensões socioemocionais dos discentes em situações de aprendizagem relevantes para a sua constituição enquanto sujeito de direitos e deveres na interação em sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8857_TB1107_02052023051710.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARIA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Débora Maria da" "autor_email" => "profadeboraoliveira@gmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95484 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1107 "inscrito_id" => 8857 "titulo" => "PROJETO BIBLIOCANTO: O GÊNERO TEXTUAL CARD EM PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR" "resumo" => "Este trabalho contempla eventos e práticas de letramento em contexto de atuação docente no Novo Ensino Médio Potiguar, mais precisamente, em lócus de pesquisa formado a partir das sequências didáticas efetivadas durante a aplicação de atividades dos componentes curriculares da parte diversificada, Projeto de Vida e Unidade Curricular. A ação docente teve por base a implementação do "Projeto Bibliocanto", a qual desenvolveu nos estudantes competências e habilidades que promoveram a articulação dos conhecimentos apreendidos em componentes curriculares como Língua Portuguesa, Arte e Geografia, de forma transdisciplinar, ultrapassando os limites dos componentes para interagir com outros das demais Áreas do Conhecimento. Em termos teóricos, apoia-se nos pressupostos dos Estudos de Letramento como prática social (BARTON; HAMILTON, 1993, 1998, 2000; KLEIMAN, 1995, 2008; STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008, 2010; ROJO, 2009), na teoria dos gêneros (OLIVEIRA, 2010; BRONCKART, 2004, 2006), nos estudos dos elementos de dimensão pragmática, esquemática e linguística (KOCH; FÁVERO, 1987), nos estudos da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]; DIONÍSIO, 2006; SANTAELLA, 2012; ALMEIDA, 2011), Metodologicamente, a investigação se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 1996, 2006; PENNYCOOK, 2006), segue abordagem de natureza qualitativa e assume características da pesquisa documental (MOREIRA; CALEFFE, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 1994; MINAYO, 2010; CHIZZOTTI, 2005). A geração de dados se desenvolve por meio de técnicas padronizadas (GIL, 1994), as quais possibilitam o “cruzamento” ou a triangulação de informações (COX; ASSIS- PETERSON, 2001). A relevância da pesquisa situa-se no fato de trazer para o âmbito acadêmico tópicos específicos do domínio dos docentes, vislumbrando-os como agentes potenciais ao instigarem nos discentes uma ação reflexiva. A importância social da pesquisa é pelo fato de explorar as dimensões socioemocionais dos discentes em situações de aprendizagem relevantes para a sua constituição enquanto sujeito de direitos e deveres na interação em sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8857_TB1107_02052023051710.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARIA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Débora Maria da" "autor_email" => "profadeboraoliveira@gmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }