ALMEIDA, Maria José et al.. Convite a leitura de poemas afro-brasileiros. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96006>. Acesso em: 22/11/2024 13:14
O estudo intitulado “Convite a leitura de poemas Afro-brasileiros“ faz parte de uma pesquisa voltada à prática de leitura literária do gênero poético na sala de aula, na perspectiva do letramento. Esta pesquisa de cunho teórico propositiva está voltada para formação de leitores do 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo está em aproximar o contato dos estudantes com o gênero poema de autoria afrodescendente. Dessa forma possibilitar a formação de sujeitos críticos e letrados literariamente, capazes de refletir acerca do mundo em que vivem. O uso de textos da literatura afro-brasileira na sala de aula vem atender o que propõe a Lei 10.639/03 ao incluir na educação aspectos da cultura afro-brasileira que se encontravam marginalizados ou até fora do currículo escolar,com fins de se constituir uma educação não racista. Metodologiamente, a prática de leitura se dará por meio de oficina, tendo por base a estrutura da sequência básica, de forma proporcionar aos alunos as múltiplas formas de explorar um texto literário: sua linguagem, os efeitos de sentidos provocados pela seleção dos recursos linguísticos, a temática, contexto histórico e possibilidades de relação com o contexto atual. Em função disso, propõe-se uma atividade de leitura com o poema “Ressonância e Integridade, ambos de Geni Guimarâes.Este estudo terá por fundamentação teórica, apontamentos de Souza e Lima (2006), Duarte (2002), Almeida(2018), Colomer (2003), Pinheiro (2018),Cosson (2021). Por compreendermos a escola enquanto espaço de acesso ao letramento literário, o professor tende a ser mediador de um processo de ensino e aprendizagem mais significativo, capaz de fazer o aluno entender assuntos da cultura afro-brasileira, reconhecer e valorizar a sua importância.