LETRAMENTO SOCIOCULTURAL E DRAMATURGIA POPULAR NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96149 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1967 "inscrito_id" => 9687 "titulo" => "LETRAMENTO SOCIOCULTURAL E DRAMATURGIA POPULAR NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Os estudos do letramento são pautados hoje por arcabouços teóricos que fundamentam tanto abordagens linguísticas para o ensino de língua(gens) quanto os estudos culturais de vertentes populares. Por considerar a aula de Língua Portuguesa um evento de letramento e espaço propício para que o aluno tenha contato com os signos de sua cultura e os textos que fundamentam suas práticas sociais, este estudo buscou respostas para a seguinte problemática: como promover o letramento sociocultural de alunos de escolas públicas paraibanas a partir do desenvolvimento de um letramento escolar apoiado pelo texto dramático? Para tanto, a pesquisa elegeu o texto popular como objeto central para o desenvolvimento de um letramento sociocultural e histórico na cena escolar (RODRIGUES, 2017). Neste caso, apresenta o relato de uma vivência aplicada ao ensino do Língua Portuguesa que se voltou para a leitura dramática do texto teatral popular A Feira (1980) da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho. Mediante uma pesquisa-ação, bibliográfica, e de natureza qualitativa, foi proposto o estudo/ensino da leitura dramatizada/colaborativa do texto popular, que permitiu ao aluno utilizar diferentes linguagens e reconhecer as diversas manifestações artísticas e culturais que existem na sua região. Logo, entendeu-se que é por meio de eventos e práticas de letramento socioculturais que o aluno adentra o universo das palavras, seus significados e sentidos nas práticas cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9687_TB1967_04052023135213.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIELIO PEREIRA MARINHO" "autor_nome_curto" => "Marinho" "autor_email" => "josielio_cgpb@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96149 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1967 "inscrito_id" => 9687 "titulo" => "LETRAMENTO SOCIOCULTURAL E DRAMATURGIA POPULAR NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Os estudos do letramento são pautados hoje por arcabouços teóricos que fundamentam tanto abordagens linguísticas para o ensino de língua(gens) quanto os estudos culturais de vertentes populares. Por considerar a aula de Língua Portuguesa um evento de letramento e espaço propício para que o aluno tenha contato com os signos de sua cultura e os textos que fundamentam suas práticas sociais, este estudo buscou respostas para a seguinte problemática: como promover o letramento sociocultural de alunos de escolas públicas paraibanas a partir do desenvolvimento de um letramento escolar apoiado pelo texto dramático? Para tanto, a pesquisa elegeu o texto popular como objeto central para o desenvolvimento de um letramento sociocultural e histórico na cena escolar (RODRIGUES, 2017). Neste caso, apresenta o relato de uma vivência aplicada ao ensino do Língua Portuguesa que se voltou para a leitura dramática do texto teatral popular A Feira (1980) da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho. Mediante uma pesquisa-ação, bibliográfica, e de natureza qualitativa, foi proposto o estudo/ensino da leitura dramatizada/colaborativa do texto popular, que permitiu ao aluno utilizar diferentes linguagens e reconhecer as diversas manifestações artísticas e culturais que existem na sua região. Logo, entendeu-se que é por meio de eventos e práticas de letramento socioculturais que o aluno adentra o universo das palavras, seus significados e sentidos nas práticas cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9687_TB1967_04052023135213.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIELIO PEREIRA MARINHO" "autor_nome_curto" => "Marinho" "autor_email" => "josielio_cgpb@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }