A CLASSE DE PALAVRAS SUBSTANTIVO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DE VOLUME ÚNICO: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96547 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2515 "inscrito_id" => 10782 "titulo" => "A CLASSE DE PALAVRAS SUBSTANTIVO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DE VOLUME ÚNICO: REFLEXÕES NECESSÁRIAS" "resumo" => "Considerada uma das principais classes gramaticais abertas (BATISTA, 2013), o substantivo é componente importante do currículo escolar no que se refere ao campo do ensino de análise linguística. Desse modo, ao longo da história, estudiosos, direcionados por diferentes paradigmas e perspectivas, realizaram trabalhos que culminaram na classificação dos substantivos que é transposta nas instituições de educação básica — o que é alvo de análise para profissionais em formação. A perspectiva através da qual diferentes linguistas classificam e abordam a classe dos substantivos, em muito, afeta o aprendizado do aluno, motivo pelo qual estudantes e profissionais da língua buscam constantemente atualizar seus estudos sobre os objetivos e critérios de classificação e de uso de tais conceitos. Assim, este trabalho tem por objetivo refletir — do ponto de vista da formação de professores de Língua Portuguesa — sobre a abordagem dos substantivos como objeto de ensino em um livro didático de Português de volume único aprovado pelo PNLD, partindo das classificações construídas através dos critérios semântico, morfológico e sintático (BASÍLIO, 2011) e textual-discursivo (BUNZEN; NASCIMENTO, 2020). As considerações finais do trabalho contemplam as possibilidades para um ensino reflexivo de substantivos e as convergências e divergências da classificação e do trabalho da classe diante de tal proposta de ensino idealizada na formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582fd1d22f51_20122023114133.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 11:41:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IÚLIA MILENA BÉLENS CAMILO DE MELO" "autor_nome_curto" => "IÚLIA MILENA" "autor_email" => "iuliammelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96547 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2515 "inscrito_id" => 10782 "titulo" => "A CLASSE DE PALAVRAS SUBSTANTIVO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DE VOLUME ÚNICO: REFLEXÕES NECESSÁRIAS" "resumo" => "Considerada uma das principais classes gramaticais abertas (BATISTA, 2013), o substantivo é componente importante do currículo escolar no que se refere ao campo do ensino de análise linguística. Desse modo, ao longo da história, estudiosos, direcionados por diferentes paradigmas e perspectivas, realizaram trabalhos que culminaram na classificação dos substantivos que é transposta nas instituições de educação básica — o que é alvo de análise para profissionais em formação. A perspectiva através da qual diferentes linguistas classificam e abordam a classe dos substantivos, em muito, afeta o aprendizado do aluno, motivo pelo qual estudantes e profissionais da língua buscam constantemente atualizar seus estudos sobre os objetivos e critérios de classificação e de uso de tais conceitos. Assim, este trabalho tem por objetivo refletir — do ponto de vista da formação de professores de Língua Portuguesa — sobre a abordagem dos substantivos como objeto de ensino em um livro didático de Português de volume único aprovado pelo PNLD, partindo das classificações construídas através dos critérios semântico, morfológico e sintático (BASÍLIO, 2011) e textual-discursivo (BUNZEN; NASCIMENTO, 2020). As considerações finais do trabalho contemplam as possibilidades para um ensino reflexivo de substantivos e as convergências e divergências da classificação e do trabalho da classe diante de tal proposta de ensino idealizada na formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582fd1d22f51_20122023114133.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 11:41:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IÚLIA MILENA BÉLENS CAMILO DE MELO" "autor_nome_curto" => "IÚLIA MILENA" "autor_email" => "iuliammelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }