APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96579 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2557 "inscrito_id" => 3353 "titulo" => "APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA." "resumo" => "A pandemia da COVID-19 representa um marco histórico em relação à interrupção generalizada das atividades educacionais em todo o mundo, uma vez que escolas e instituições de ensino foram submetidas a fecharem suas portas e migrarem para o ensino a distância. No entanto, agora que as escolas estão retomando suas atividades presenciais, é necessário enfrentar um novo conjunto de desafios para a recomposição das aprendizagens e a educação linguística dos estudantes no contexto pós-pandemia. O propósito do presente artigo é apresentar alguns desafios enfrentados pelos alunos no que se refere ao processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, compreensão textual e produção de textos escritos, bem como discutir o cenário que se apresenta após o período de pandemia. Com o propósito de alcançar tal objetivo, será discutida uma pesquisa do projeto "Recomposição das Aprendizagens e Educação Linguística dos Estudantes do 6º Ano no Contexto Pós-Pandemia: do Litoral ao Sertão Pernambucano", coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco e financiada pela FACEPE. A referida pesquisa está sendo realizada em uma turma do 6º ano em uma escola estadual, situada na cidade do Recife (PE). A pesquisa realiza um diagnóstico com turmas de 6º ano e utiliza jogos, materiais didáticos e espaços de leitura, como biblioteca, como recurso para facilitar no desenvolvimento dos estudantes não alfabetizados e com dificuldades de aprendizagem para aprenderem o sistema de escrita alfabética. Sendo assim, será possível identificar algumas lacunas existentes na aprendizagem, tal como refletir sobre a reorganização do currículo e as estratégias de ensino em prol de uma educação mais inclusiva e efetiva no cenário atual. A partir de uma perspectiva teórica composta por Rosa (2021), Buzen (2022), Dalvi (2021), Kleiman (1995), Kleiman (2005), Macedo (2021), Mendonça (2021), Rojo (2009), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3353_TB2557_04122023215428.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS FERNANDO DE FRANÇA SILVA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vinicius.fernando23@outlo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96579 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2557 "inscrito_id" => 3353 "titulo" => "APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA." "resumo" => "A pandemia da COVID-19 representa um marco histórico em relação à interrupção generalizada das atividades educacionais em todo o mundo, uma vez que escolas e instituições de ensino foram submetidas a fecharem suas portas e migrarem para o ensino a distância. No entanto, agora que as escolas estão retomando suas atividades presenciais, é necessário enfrentar um novo conjunto de desafios para a recomposição das aprendizagens e a educação linguística dos estudantes no contexto pós-pandemia. O propósito do presente artigo é apresentar alguns desafios enfrentados pelos alunos no que se refere ao processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, compreensão textual e produção de textos escritos, bem como discutir o cenário que se apresenta após o período de pandemia. Com o propósito de alcançar tal objetivo, será discutida uma pesquisa do projeto "Recomposição das Aprendizagens e Educação Linguística dos Estudantes do 6º Ano no Contexto Pós-Pandemia: do Litoral ao Sertão Pernambucano", coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco e financiada pela FACEPE. A referida pesquisa está sendo realizada em uma turma do 6º ano em uma escola estadual, situada na cidade do Recife (PE). A pesquisa realiza um diagnóstico com turmas de 6º ano e utiliza jogos, materiais didáticos e espaços de leitura, como biblioteca, como recurso para facilitar no desenvolvimento dos estudantes não alfabetizados e com dificuldades de aprendizagem para aprenderem o sistema de escrita alfabética. Sendo assim, será possível identificar algumas lacunas existentes na aprendizagem, tal como refletir sobre a reorganização do currículo e as estratégias de ensino em prol de uma educação mais inclusiva e efetiva no cenário atual. A partir de uma perspectiva teórica composta por Rosa (2021), Buzen (2022), Dalvi (2021), Kleiman (1995), Kleiman (2005), Macedo (2021), Mendonça (2021), Rojo (2009), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3353_TB2557_04122023215428.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS FERNANDO DE FRANÇA SILVA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vinicius.fernando23@outlo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }