ABORDAGEM CTS E MALÁRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO MARANHÃO
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Dessa forma, o objetivo deste trabalho é propor a problematização do tema malária para a 2ª série do ensino médio através de uma sequência didática (SD) com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A SD que propomos está validada nos Três Momentos Pedagógicos da abordagem CTS: I) problematização do conteúdo; II) organização do conhecimento; III) aplicação do conhecimento. Assim, os momentos de contextualização apresentam-se divididos em quatro aulas, a saber: a) discussão dos conhecimentos prévios sobre malária, em que é indicado o uso do aplicativo Mentimeter para construção de uma nuvem de palavras que expressa as principais ideias da turma; b) reflexão das perspectivas biológicas, socioculturais e históricas da malária por meio da CTS; c) aplicação do jogo de perguntas e respostas; d) produção de infográficos utilizando a plataforma Canva para divulgação sobre os cuidados e a atenção referente a doença com a comunidade escolar. 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