O presente trabalho é um recorte da pesquisa de Mestrado em andamento intitulado “O papel do gênero debate na construção da argumentação e do pensamento crítico de jovens no Ensino Médio” do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande da Linha de Pesquisa 2: Práticas Educativas e diversidade. A motivação para investigar esta temática parte do interesse em compreender e analisar o gênero debate e a argumentação na escola como práticas essenciais no enfretamento e combate à onda de violência e discursos neofascistas disseminados na sociedade nos últimos anos, sobretudo, no ambiente escolar. Pretendemos com este trabalho analisar e discutir as contribuições da argumentação e do gênero debate na escola para construir e fortalecer diálogos e consciência cidadã no combate aos discursos de violência neofascista que tem se fortalecido na sociedade, sobretudo entre os jovens. Tecemos uma discussão acerca da importância da argumentação como uma habilidade intrínseca às interações sociais e do gênero debate regrado como práticas que fortalecem o desenvolvimento de habilidades como respeito às diferenças, aprendizagem da escuta, reflexão das questões sociais, pensamento crítico e capacidade de resolução de conflitos. Para tanto, utilizamos o percurso teórico-bibliográfico com foco nas contribuições de: Rebuá (2020), Fiorin (2015), Koch e Elias (2021), Dolz e Schneuwly (2004), Freire (1996), Hooks (2017), Azevedo 2016), Leitão (2011). Outrossim, esperamos contribuir para fortalecer e convidar à novas reflexões que considerem tais práticas como fundamentais no ambiente escolar a fim de combater o neofascismo.