AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADA NA ESCRITA MONOGRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-CAMPUS BURITICUPU NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95135 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 4053 "titulo" => "AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADA NA ESCRITA MONOGRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-CAMPUS BURITICUPU NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "A escrita não é considerada difícil quando se trata de trabalhos cotidianamente escolares ou uma escrita às quais já estão habituados. Porém, ao falar da escrita acadêmica percebem-se algumas dificuldades em seu desenvolvimento, pois, a forma de escrita muda totalmente, deixando de ser uma escrita popular ou empírica e passando a adotar novas técnicas de escrita. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi saber quais são/foram as principais dificuldades encontradas pelos discentes no desenvolvimento de sua escrita no curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-campus Buriticupu. Para tanto, este trabalho caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, sendo realizado em três etapas, a saber: 1) levantamento dos alunos que estão cursando a monografia II do curso de Licenciatura em Matemática e dos que já defenderam; 2) aplicação do questionário; e 3) tabulação dos resultados. Um dos principais resultados encontrados foi que uma das dificuldades encontrada pelos estudantes é a escrita em um teor mais científico, fazer uso das palavras técnicas para a elaboração de seu TCC onde as etapas mais difícil que acharam dissertar foi com relação aos objetivos, metodologia e a conclusão e que por não terem familiaridade com a escrita ocasionou no aumento de suas dificuldades, pois, não sabiam como fazer uso das normas da ABNT de forma correta. Outro resultado importante foi à relação de orientador-aluno em que não foi considerada uma barreira em sua escrita, pelo contrário tal relação pode enaltecer e evoluir o processo de escrita. Dessa forma, conclui-se que é de grande importância que as instituições forneçam meios para que comecem a prática da escrita desde cedo como uma das soluções possíveis de minimizar as suas dificuldades na elaboração do seu projeto monográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4053_TB652_28042023125049.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA DA SILVA CANTANHEDE" "autor_nome_curto" => "IARA" "autor_email" => "iara.s@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95135 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 4053 "titulo" => "AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADA NA ESCRITA MONOGRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-CAMPUS BURITICUPU NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "A escrita não é considerada difícil quando se trata de trabalhos cotidianamente escolares ou uma escrita às quais já estão habituados. Porém, ao falar da escrita acadêmica percebem-se algumas dificuldades em seu desenvolvimento, pois, a forma de escrita muda totalmente, deixando de ser uma escrita popular ou empírica e passando a adotar novas técnicas de escrita. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi saber quais são/foram as principais dificuldades encontradas pelos discentes no desenvolvimento de sua escrita no curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-campus Buriticupu. Para tanto, este trabalho caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, sendo realizado em três etapas, a saber: 1) levantamento dos alunos que estão cursando a monografia II do curso de Licenciatura em Matemática e dos que já defenderam; 2) aplicação do questionário; e 3) tabulação dos resultados. Um dos principais resultados encontrados foi que uma das dificuldades encontrada pelos estudantes é a escrita em um teor mais científico, fazer uso das palavras técnicas para a elaboração de seu TCC onde as etapas mais difícil que acharam dissertar foi com relação aos objetivos, metodologia e a conclusão e que por não terem familiaridade com a escrita ocasionou no aumento de suas dificuldades, pois, não sabiam como fazer uso das normas da ABNT de forma correta. Outro resultado importante foi à relação de orientador-aluno em que não foi considerada uma barreira em sua escrita, pelo contrário tal relação pode enaltecer e evoluir o processo de escrita. Dessa forma, conclui-se que é de grande importância que as instituições forneçam meios para que comecem a prática da escrita desde cedo como uma das soluções possíveis de minimizar as suas dificuldades na elaboração do seu projeto monográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4053_TB652_28042023125049.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA DA SILVA CANTANHEDE" "autor_nome_curto" => "IARA" "autor_email" => "iara.s@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }