COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97385 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3636 "inscrito_id" => 9199 "titulo" => "COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "As metodologias ativas de aprendizagem têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente educacional. De maneira distinta do ensino tradicional, um modelo baseado na transmissão de conhecimento do professor para o aluno, elas representam uma alternativa onde o aluno é o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, e o professor assume o papel de facilitador. As metodologias ativas são aquelas que colocam o aluno no centro, estimulando o engajamento do estudante na construção do seu próprio conhecimento, e dessa forma proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Dentre as diversas metodologias ativas existentes, destacam-se algumas mais conhecidas, como a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em problemas, o ensino investigativo, o currículo em espiral, os projetos interdisciplinares, a aprendizagem em times, a instrução em pares, o design thinking, a cultura maker, a aprendizagem baseada em jogos, a gamificação e a sala de aula invertida. Mediante a relevância dessas metodologias para a prática educativa, este trabalho elabora uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, comparando diferentes metodologias ativas em relação aos resultados de aprendizagem e engajamento dos estudantes. O banco de dados utilizado foi o Google Acadêmico, e alguns dos descritores foram: "metodologias ativas de aprendizagem", "metodologias ativas de ensino", "aprendizagem baseada em projetos", "aprendizagem baseada em problemas", "aprendizagem em times", "práticas pedagógicas" e “resultados de aprendizagem”. Com a análise dos estudos selecionados, foi possível identificar as metodologias mais eficazes para a melhoria dos resultados de aprendizagem e do engajamento dos estudantes em sala de aula, o que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas no contexto atual do sistema de ensino brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9199_TB3636_04102023164426.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIULY PEREIRA TÓFALO" "autor_nome_curto" => "Diuly Pereira T" "autor_email" => "diulytofalo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97385 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3636 "inscrito_id" => 9199 "titulo" => "COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "As metodologias ativas de aprendizagem têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente educacional. De maneira distinta do ensino tradicional, um modelo baseado na transmissão de conhecimento do professor para o aluno, elas representam uma alternativa onde o aluno é o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, e o professor assume o papel de facilitador. As metodologias ativas são aquelas que colocam o aluno no centro, estimulando o engajamento do estudante na construção do seu próprio conhecimento, e dessa forma proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Dentre as diversas metodologias ativas existentes, destacam-se algumas mais conhecidas, como a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em problemas, o ensino investigativo, o currículo em espiral, os projetos interdisciplinares, a aprendizagem em times, a instrução em pares, o design thinking, a cultura maker, a aprendizagem baseada em jogos, a gamificação e a sala de aula invertida. Mediante a relevância dessas metodologias para a prática educativa, este trabalho elabora uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, comparando diferentes metodologias ativas em relação aos resultados de aprendizagem e engajamento dos estudantes. O banco de dados utilizado foi o Google Acadêmico, e alguns dos descritores foram: "metodologias ativas de aprendizagem", "metodologias ativas de ensino", "aprendizagem baseada em projetos", "aprendizagem baseada em problemas", "aprendizagem em times", "práticas pedagógicas" e “resultados de aprendizagem”. Com a análise dos estudos selecionados, foi possível identificar as metodologias mais eficazes para a melhoria dos resultados de aprendizagem e do engajamento dos estudantes em sala de aula, o que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas no contexto atual do sistema de ensino brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9199_TB3636_04102023164426.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIULY PEREIRA TÓFALO" "autor_nome_curto" => "Diuly Pereira T" "autor_email" => "diulytofalo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }