Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97385
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3636
    "inscrito_id" => 9199
    "titulo" => "COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As metodologias ativas de aprendizagem têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente educacional. De maneira distinta do ensino tradicional, um modelo baseado na transmissão de conhecimento do professor para o aluno, elas representam uma alternativa onde o aluno é o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, e o professor assume o papel de facilitador. As metodologias ativas são aquelas que colocam o aluno no centro, estimulando o engajamento do estudante na construção do seu próprio conhecimento, e dessa forma proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Dentre as diversas metodologias ativas existentes, destacam-se algumas mais conhecidas, como a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em problemas, o ensino investigativo, o currículo em espiral, os projetos interdisciplinares, a aprendizagem em times, a instrução em pares, o design thinking, a cultura maker, a aprendizagem baseada em jogos, a gamificação e a sala de aula invertida. Mediante a relevância dessas metodologias para a prática educativa, este trabalho elabora uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, comparando diferentes metodologias ativas em relação aos resultados de aprendizagem e engajamento dos estudantes. O banco de dados utilizado foi o Google Acadêmico, e alguns dos descritores foram: "metodologias ativas de aprendizagem", "metodologias ativas de ensino", "aprendizagem baseada em projetos", "aprendizagem baseada em problemas", "aprendizagem em times", "práticas pedagógicas" e “resultados de aprendizagem”. Com a análise dos estudos selecionados, foi possível identificar as metodologias mais eficazes para a melhoria dos resultados de aprendizagem e do engajamento dos estudantes em sala de aula, o que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas no contexto atual do sistema de ensino brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9199_TB3636_04102023164426.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIULY PEREIRA TÓFALO"
    "autor_nome_curto" => "Diuly Pereira T"
    "autor_email" => "diulytofalo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97385
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3636
    "inscrito_id" => 9199
    "titulo" => "COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As metodologias ativas de aprendizagem têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente educacional. De maneira distinta do ensino tradicional, um modelo baseado na transmissão de conhecimento do professor para o aluno, elas representam uma alternativa onde o aluno é o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, e o professor assume o papel de facilitador. As metodologias ativas são aquelas que colocam o aluno no centro, estimulando o engajamento do estudante na construção do seu próprio conhecimento, e dessa forma proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Dentre as diversas metodologias ativas existentes, destacam-se algumas mais conhecidas, como a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em problemas, o ensino investigativo, o currículo em espiral, os projetos interdisciplinares, a aprendizagem em times, a instrução em pares, o design thinking, a cultura maker, a aprendizagem baseada em jogos, a gamificação e a sala de aula invertida. Mediante a relevância dessas metodologias para a prática educativa, este trabalho elabora uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, comparando diferentes metodologias ativas em relação aos resultados de aprendizagem e engajamento dos estudantes. O banco de dados utilizado foi o Google Acadêmico, e alguns dos descritores foram: "metodologias ativas de aprendizagem", "metodologias ativas de ensino", "aprendizagem baseada em projetos", "aprendizagem baseada em problemas", "aprendizagem em times", "práticas pedagógicas" e “resultados de aprendizagem”. Com a análise dos estudos selecionados, foi possível identificar as metodologias mais eficazes para a melhoria dos resultados de aprendizagem e do engajamento dos estudantes em sala de aula, o que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas no contexto atual do sistema de ensino brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9199_TB3636_04102023164426.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIULY PEREIRA TÓFALO"
    "autor_nome_curto" => "Diuly Pereira T"
    "autor_email" => "diulytofalo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As metodologias ativas de aprendizagem têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente educacional. De maneira distinta do ensino tradicional, um modelo baseado na transmissão de conhecimento do professor para o aluno, elas representam uma alternativa onde o aluno é o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, e o professor assume o papel de facilitador. As metodologias ativas são aquelas que colocam o aluno no centro, estimulando o engajamento do estudante na construção do seu próprio conhecimento, e dessa forma proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Dentre as diversas metodologias ativas existentes, destacam-se algumas mais conhecidas, como a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em problemas, o ensino investigativo, o currículo em espiral, os projetos interdisciplinares, a aprendizagem em times, a instrução em pares, o design thinking, a cultura maker, a aprendizagem baseada em jogos, a gamificação e a sala de aula invertida. Mediante a relevância dessas metodologias para a prática educativa, este trabalho elabora uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, comparando diferentes metodologias ativas em relação aos resultados de aprendizagem e engajamento dos estudantes. O banco de dados utilizado foi o Google Acadêmico, e alguns dos descritores foram: "metodologias ativas de aprendizagem", "metodologias ativas de ensino", "aprendizagem baseada em projetos", "aprendizagem baseada em problemas", "aprendizagem em times", "práticas pedagógicas" e “resultados de aprendizagem”. Com a análise dos estudos selecionados, foi possível identificar as metodologias mais eficazes para a melhoria dos resultados de aprendizagem e do engajamento dos estudantes em sala de aula, o que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas no contexto atual do sistema de ensino brasileiro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.