TRABALHANDO NÚMEROS INTEIROS: UM CASO DE INCLUSÃO EM UM MOMENTO DE REGÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97441 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3714 "inscrito_id" => 7046 "titulo" => "TRABALHANDO NÚMEROS INTEIROS: UM CASO DE INCLUSÃO EM UM MOMENTO DE REGÊNCIA" "resumo" => "O artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre Números Inteiros no Programa Residência Pedagógica no ano de 2023. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho Lesson Study (estudos de aula) para planejar e executar essas aulas. Nestas aulas buscamos implementar o uso de algumas tendências matemáticas para facilitar a aprendizagem e diversificar o ensino rotineiro, através delas podemos apresentar o contexto histórico, modelar matematicamente alguns exercícios e solucionar os problemas que nos havíamos proposto. A regência se deu com 32 alunos do 7 ano na turma “A” do Ensino Fundamental II da EMEF Roberto Simonsen, entre os dias 27 de março a 14 de abril, totalizando em 7 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula 2, com relação ao uso do material manipulável produzido com a participação dos alunos na construção de uma reta numérica utilizando os Números Inteiros. Desde o planejamento até o período de regência buscamos utilizar através do Lesson Study uma metodologia pensada para atingir os objetivos e procurar uma maior participação dos alunos. Diante disso, podemos afirmar que foi de grande êxito o momento de regência da aula 2, em especial a forte participação de um dos alunos, com laudo de espectro autismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7046_TB3714_19112023200443.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Larissa Alves" "autor_email" => "larissa.alves.santos@alun" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97441 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3714 "inscrito_id" => 7046 "titulo" => "TRABALHANDO NÚMEROS INTEIROS: UM CASO DE INCLUSÃO EM UM MOMENTO DE REGÊNCIA" "resumo" => "O artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre Números Inteiros no Programa Residência Pedagógica no ano de 2023. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho Lesson Study (estudos de aula) para planejar e executar essas aulas. Nestas aulas buscamos implementar o uso de algumas tendências matemáticas para facilitar a aprendizagem e diversificar o ensino rotineiro, através delas podemos apresentar o contexto histórico, modelar matematicamente alguns exercícios e solucionar os problemas que nos havíamos proposto. A regência se deu com 32 alunos do 7 ano na turma “A” do Ensino Fundamental II da EMEF Roberto Simonsen, entre os dias 27 de março a 14 de abril, totalizando em 7 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula 2, com relação ao uso do material manipulável produzido com a participação dos alunos na construção de uma reta numérica utilizando os Números Inteiros. Desde o planejamento até o período de regência buscamos utilizar através do Lesson Study uma metodologia pensada para atingir os objetivos e procurar uma maior participação dos alunos. Diante disso, podemos afirmar que foi de grande êxito o momento de regência da aula 2, em especial a forte participação de um dos alunos, com laudo de espectro autismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7046_TB3714_19112023200443.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Larissa Alves" "autor_email" => "larissa.alves.santos@alun" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }