ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE LIBRAS PARA ADULTOS OUVINTES ACIMA DOS 40 ANOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97534 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3835 "inscrito_id" => 14767 "titulo" => "ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE LIBRAS PARA ADULTOS OUVINTES ACIMA DOS 40 ANOS" "resumo" => "Essa pesquisa foi idealizada na cadeira de TCC, como artigo para a conclusão do curso de Letras Libras da UFPE. A partir de observações realizadas em aulas da disciplina de Introdução a Libras em uma faculdade particular da região metropolitana do Recife, foi possível constatar dificuldades na aprendizagem de Libras em alunos ouvintes com idade acima de 40 anos, atribuídas a barreiras motoras, cognitivas e/ou atitudinais. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar o ensino da Libras para esse público específico e propor uma sequência didática mais eficaz. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre ensino de primeira e segunda língua, aquisição da linguagem e a psicolinguística do bilinguismo. No decorrer da pesquisa constatou-se que não há estudos suficientes sobre o tema em questão e por isso pesquisas voltadas ao ensino da Língua Espanhola foram utilizadas para auxiliar o embasamento do presente estudo por possuírem status linguísticos semelhantes. A partir do pouco material encontrado, Ortiz-Preuss e Sanz(2016) explica que existem duas abordagens para o ensino de língua; na primeira, a explícita, o ensino seria mais direto, focado na tradução e no vocabulário. E a segunda seria a implícita, com o ensino focado em contextos, dinâmicas e interações com os alunos. Após a análise dos dados, pode-se dizer que há indícios que a abordagem implícita é a mais adequada para o público alvo da presente pesquisa, por se tratar de um ensino mais contextualizado, dinâmico e com o foco na interação professor e aluno. Em posse dos resultados, o presente estudo construiu uma pesquisa intervencionista propondo uma sequência didática que seja eficaz no processo de ensino e aprendizagem para esse público alvo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14767_TB3835_15082023172837.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHILIPE AGUIAR PACHECO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PHILIPE AGUIAR" "autor_email" => "philipeaguiar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97534 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3835 "inscrito_id" => 14767 "titulo" => "ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE LIBRAS PARA ADULTOS OUVINTES ACIMA DOS 40 ANOS" "resumo" => "Essa pesquisa foi idealizada na cadeira de TCC, como artigo para a conclusão do curso de Letras Libras da UFPE. A partir de observações realizadas em aulas da disciplina de Introdução a Libras em uma faculdade particular da região metropolitana do Recife, foi possível constatar dificuldades na aprendizagem de Libras em alunos ouvintes com idade acima de 40 anos, atribuídas a barreiras motoras, cognitivas e/ou atitudinais. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar o ensino da Libras para esse público específico e propor uma sequência didática mais eficaz. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre ensino de primeira e segunda língua, aquisição da linguagem e a psicolinguística do bilinguismo. No decorrer da pesquisa constatou-se que não há estudos suficientes sobre o tema em questão e por isso pesquisas voltadas ao ensino da Língua Espanhola foram utilizadas para auxiliar o embasamento do presente estudo por possuírem status linguísticos semelhantes. A partir do pouco material encontrado, Ortiz-Preuss e Sanz(2016) explica que existem duas abordagens para o ensino de língua; na primeira, a explícita, o ensino seria mais direto, focado na tradução e no vocabulário. E a segunda seria a implícita, com o ensino focado em contextos, dinâmicas e interações com os alunos. Após a análise dos dados, pode-se dizer que há indícios que a abordagem implícita é a mais adequada para o público alvo da presente pesquisa, por se tratar de um ensino mais contextualizado, dinâmico e com o foco na interação professor e aluno. Em posse dos resultados, o presente estudo construiu uma pesquisa intervencionista propondo uma sequência didática que seja eficaz no processo de ensino e aprendizagem para esse público alvo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14767_TB3835_15082023172837.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHILIPE AGUIAR PACHECO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PHILIPE AGUIAR" "autor_email" => "philipeaguiar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }