A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E DIMENSÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS (TERESINA – 2019).
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97651 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3995 "inscrito_id" => 14911 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E DIMENSÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS (TERESINA – 2019)." "resumo" => "A presente pesquisa buscou investigar um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujo escopo fundamentou-se na análise de como as experiências vivenciadas pelos estudantes, no ano de 2019, em um Curso de Formação Inicial de professores – Licenciatura em História, em uma Instituição de Ensino Superior Pública na cidade de Teresina-PI – são constitutivas da identificação profissional docente. Partiu-se da hipótese de que no desenvolvimento da identidade docente as experiências vivenciadas pelos licenciandos durante a formação inicial terminam por criar brechas de rupturas com as crenças e as representações cristalizadas da docência. Isto é, ao longo da formação inicial e processo de construção da identidade docente, o aluno se deparará com dois perfis profissionais distintos: o perfil profissional idealizado pelas instituições e o perfil subjetivo, repleto de vivências e experiências. São perfis que influenciarão diretamente na constituição de sua identidade e na atuação profissional, ocasionando tensões sociais entre o dever ser e o ser professor. Dialogou-se inicialmente, no âmbito teórico, com as noções de representações de Denise Jodelet (2001), conceito de identidade profissional docente de António Nóvoa (1995) e Marcelo Garcia (1999) e, as noções de estratégias e táticas de Michel de Certeau (2014). Além disso, as leis e diretrizes que foram criadas pelo Estado relacionadas a formação profissional do professor de História. Quanto a abordagem metodológica, a presente pesquisa fez uso da Abordagem Qualitativa como modalidade investigativa, fundamentando-se em questionários, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Constatou-se que prática pedagógica é apresentada como sendo mais consciente e racional do que o é na realidade, ou seja, que a realidade da sala de aula e a prática pedagógica do professor não são alcançadas nos currículos oficiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14911_TB3995_04102023214314.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA SILVA ALVES MATOS" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "liviamariaalves29@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97651 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3995 "inscrito_id" => 14911 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E DIMENSÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS (TERESINA – 2019)." "resumo" => "A presente pesquisa buscou investigar um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujo escopo fundamentou-se na análise de como as experiências vivenciadas pelos estudantes, no ano de 2019, em um Curso de Formação Inicial de professores – Licenciatura em História, em uma Instituição de Ensino Superior Pública na cidade de Teresina-PI – são constitutivas da identificação profissional docente. Partiu-se da hipótese de que no desenvolvimento da identidade docente as experiências vivenciadas pelos licenciandos durante a formação inicial terminam por criar brechas de rupturas com as crenças e as representações cristalizadas da docência. Isto é, ao longo da formação inicial e processo de construção da identidade docente, o aluno se deparará com dois perfis profissionais distintos: o perfil profissional idealizado pelas instituições e o perfil subjetivo, repleto de vivências e experiências. São perfis que influenciarão diretamente na constituição de sua identidade e na atuação profissional, ocasionando tensões sociais entre o dever ser e o ser professor. Dialogou-se inicialmente, no âmbito teórico, com as noções de representações de Denise Jodelet (2001), conceito de identidade profissional docente de António Nóvoa (1995) e Marcelo Garcia (1999) e, as noções de estratégias e táticas de Michel de Certeau (2014). Além disso, as leis e diretrizes que foram criadas pelo Estado relacionadas a formação profissional do professor de História. Quanto a abordagem metodológica, a presente pesquisa fez uso da Abordagem Qualitativa como modalidade investigativa, fundamentando-se em questionários, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Constatou-se que prática pedagógica é apresentada como sendo mais consciente e racional do que o é na realidade, ou seja, que a realidade da sala de aula e a prática pedagógica do professor não são alcançadas nos currículos oficiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14911_TB3995_04102023214314.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA SILVA ALVES MATOS" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "liviamariaalves29@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }