JOGOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97939 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4380 "inscrito_id" => 19047 "titulo" => "JOGOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA" "resumo" => "Neste artigo, abordamos o uso de jogos manipuláveis como uma metodologia lúdica para o ensino das quatro operações básicas da matemática. A atividade foi realizada com estudantes, do 3º ao 5º ano em uma escola municipal de Castanhal - PA. A seleção dos estudantes se deu por sondagem, realizada pelo professor que selecionou os alunos com dificuldades em aprender o conteúdo. O objetivo deste trabalho é discutir implicações do uso de jogos manipuláveis para aprendizagem das quatro operações, na adição, subtração, multiplicação e divisão, e para tanto, o desenvolvimento da metodologia consistiu em três etapas, baseadas na teoria da aprendizagem na educação infantil de Jean Piaget, com o objetivo de tornar o ensino lúdico. Na primeira etapa, as operações foram exploradas considerando dificuldades individuais dos estudantes. Na segunda etapa, foram utilizados dois jogos: o jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD), que envolve as 4 operações e o jogo "Captura dos Números", um jogo que proporcionou diversão e aprendizagem. O desenvolvimento dos jogos foi progressivo, adaptando-se ao nível de aprendizado de cada ano escolar. No terceiro ano, foram abordadas operações simples, como adição e subtração, sem sobras. No quarto ano, incluíram-se operações com sobras, abrangendo adição, subtração e multiplicação. Por fim, no quinto ano, o foco foi consolidar o conhecimento nas quatro operações básicas. A terceira etapa consistiu em combinar as duas etapas anteriores. A partir da aplicação dessa metodologia, notamos resultados positivos, pois, inicialmente os estudantes possuíam dificuldades e insegurança para realizar as operações. Após a aplicação dessa metodologia, os estudantes melhoraram sua autonomia, passaram a interagir nas aulas, tiveram progresso emocional e ganharam confiança para resolver questões envolvendo as quatro operações. Essa abordagem possibilitou resultados significativos, tanto para os estudantes quanto para o professor, promovendo uma aprendizagem efetiva e estimulante para o ensino e o aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65b00ec6588e8_23012024160854.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-01-23 16:08:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUAM WALDINEY SANTOS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "RUAM SANTOS" "autor_email" => "ruamsantos2806@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97939 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4380 "inscrito_id" => 19047 "titulo" => "JOGOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA" "resumo" => "Neste artigo, abordamos o uso de jogos manipuláveis como uma metodologia lúdica para o ensino das quatro operações básicas da matemática. A atividade foi realizada com estudantes, do 3º ao 5º ano em uma escola municipal de Castanhal - PA. A seleção dos estudantes se deu por sondagem, realizada pelo professor que selecionou os alunos com dificuldades em aprender o conteúdo. O objetivo deste trabalho é discutir implicações do uso de jogos manipuláveis para aprendizagem das quatro operações, na adição, subtração, multiplicação e divisão, e para tanto, o desenvolvimento da metodologia consistiu em três etapas, baseadas na teoria da aprendizagem na educação infantil de Jean Piaget, com o objetivo de tornar o ensino lúdico. Na primeira etapa, as operações foram exploradas considerando dificuldades individuais dos estudantes. Na segunda etapa, foram utilizados dois jogos: o jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD), que envolve as 4 operações e o jogo "Captura dos Números", um jogo que proporcionou diversão e aprendizagem. O desenvolvimento dos jogos foi progressivo, adaptando-se ao nível de aprendizado de cada ano escolar. No terceiro ano, foram abordadas operações simples, como adição e subtração, sem sobras. No quarto ano, incluíram-se operações com sobras, abrangendo adição, subtração e multiplicação. Por fim, no quinto ano, o foco foi consolidar o conhecimento nas quatro operações básicas. A terceira etapa consistiu em combinar as duas etapas anteriores. A partir da aplicação dessa metodologia, notamos resultados positivos, pois, inicialmente os estudantes possuíam dificuldades e insegurança para realizar as operações. Após a aplicação dessa metodologia, os estudantes melhoraram sua autonomia, passaram a interagir nas aulas, tiveram progresso emocional e ganharam confiança para resolver questões envolvendo as quatro operações. Essa abordagem possibilitou resultados significativos, tanto para os estudantes quanto para o professor, promovendo uma aprendizagem efetiva e estimulante para o ensino e o aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65b00ec6588e8_23012024160854.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-01-23 16:08:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUAM WALDINEY SANTOS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "RUAM SANTOS" "autor_email" => "ruamsantos2806@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }