UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “O QUE EU SOU?” EM AÇÕES DO PIBID SOBRE CONCEITOS DE ECOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98078 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4556 "inscrito_id" => 18796 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “O QUE EU SOU?” EM AÇÕES DO PIBID SOBRE CONCEITOS DE ECOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial do jogo didático “O que eu sou?” na abordagem de conceitos de Ecologia com estudantes do Ensino Médio. A Ecologia estuda as interações que ocorrem entre os organismos vivos e deles com o ambiente. Ela apresenta vários conceitos significativos que precisam ser abordados com os estudantes, visando o equilíbrio ambiental. O jogo didático pode ser uma alternativa para colaborar na aprendizagem conceitual, pois representa um recurso dinâmico e interativo, cujos alunos podem revisar e aprender de maneira lúdica. A proposta surgiu a partir das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado em turmas do 3° Ano do Ensino Médio, da EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, Pombos, Pernambuco. O jogo foi confeccionado pelos pibidianos mediante a utilização de Tecnologias Digitais, através da plataforma Canva. A partir dela houve a produção de cards, a fim de que os estudantes vivenciassem uma revisão sobre conceitos da Ecologia e que possibilitasse o envolvimento de todo o grupo. A turma foi dividida em dois grupos com seus respectivos líderes, sendo eles responsáveis por escolher uma carta e apresentar a resposta final, decidida em consenso. Caso eles não conseguissem responder, os mediadores explicariam as dúvidas. O vencedor era aquele que acertassem mais perguntas. Durante a aplicação do jogo foi possível perceber a interação dos estudantes através dos momentos de diálogos; discutindo e refletindo sobre as suas respostas. Isso fez com que os conceitos abordados fossem mais entendíveis, permitindo que eles ressignificassem ideias do senso comum. O jogo permitiu a reconstrução de ideias de forma dinâmica, potencializando a aprendizagem dos estudantes. A aplicação de atividades lúdicas no contexto escolar corrobora para o aumento da participação dos alunos, possibilitando maior interação e melhor desempenho no entendimento sobre os conceitos ecológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18796_TB4556_20112023132356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA MACIKELI ALBUQUERQUE DE MOURA" "autor_nome_curto" => "Macikeli" "autor_email" => "josefa.macikeli@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98078 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4556 "inscrito_id" => 18796 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “O QUE EU SOU?” EM AÇÕES DO PIBID SOBRE CONCEITOS DE ECOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial do jogo didático “O que eu sou?” na abordagem de conceitos de Ecologia com estudantes do Ensino Médio. A Ecologia estuda as interações que ocorrem entre os organismos vivos e deles com o ambiente. Ela apresenta vários conceitos significativos que precisam ser abordados com os estudantes, visando o equilíbrio ambiental. O jogo didático pode ser uma alternativa para colaborar na aprendizagem conceitual, pois representa um recurso dinâmico e interativo, cujos alunos podem revisar e aprender de maneira lúdica. A proposta surgiu a partir das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado em turmas do 3° Ano do Ensino Médio, da EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, Pombos, Pernambuco. O jogo foi confeccionado pelos pibidianos mediante a utilização de Tecnologias Digitais, através da plataforma Canva. A partir dela houve a produção de cards, a fim de que os estudantes vivenciassem uma revisão sobre conceitos da Ecologia e que possibilitasse o envolvimento de todo o grupo. A turma foi dividida em dois grupos com seus respectivos líderes, sendo eles responsáveis por escolher uma carta e apresentar a resposta final, decidida em consenso. Caso eles não conseguissem responder, os mediadores explicariam as dúvidas. O vencedor era aquele que acertassem mais perguntas. Durante a aplicação do jogo foi possível perceber a interação dos estudantes através dos momentos de diálogos; discutindo e refletindo sobre as suas respostas. Isso fez com que os conceitos abordados fossem mais entendíveis, permitindo que eles ressignificassem ideias do senso comum. O jogo permitiu a reconstrução de ideias de forma dinâmica, potencializando a aprendizagem dos estudantes. A aplicação de atividades lúdicas no contexto escolar corrobora para o aumento da participação dos alunos, possibilitando maior interação e melhor desempenho no entendimento sobre os conceitos ecológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18796_TB4556_20112023132356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA MACIKELI ALBUQUERQUE DE MOURA" "autor_nome_curto" => "Macikeli" "autor_email" => "josefa.macikeli@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }