ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA – SÍNDROME METABÓLICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98302 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4839 "inscrito_id" => 18402 "titulo" => "ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA – SÍNDROME METABÓLICA" "resumo" => "A disciplina Bioquímica, por vezes, é considerada pelos estudantes do curso de medicina como densa e complexa. Apesar de sua aplicabilidade e relevância não serem tão evidentes para o aluno do primeiro período, é inquestionável sua importância na formação médica, bem como na atuação futura deste profissional. Neste contexto, casos clínicos são inseridos na disciplina Bioquímica, com o intuito de mostrar a relevância desses conhecimentos para o entendimento clínico. Assim, o objetivo deste projeto foi desenvolver um jogo de tabuleiro cuja proposta é a discussão e consolidação de conteúdos bioquímicos com a apresentação de um caso clínico sobre síndrome metabólica. O jogo foi projetado para simular o ambiente e rotina vivenciados pelos estudantes da UFF. A turma é dividida em grupos; um dos alunos assume o papel de médico responsável por distribuir as fichas, ler as atividades e fornecer o diagnóstico. Cada grupo recebe tabuleiro, dado com números de 1 a 6, fichas de perguntas e fichas de desafio. Durante o jogo, jogadores percorrem um mapa simplificado da cidade Niterói, destacando locais familiares como o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Além disso, os comandos no tabuleiro foram planejados para que os estudantes possam se identificar com hábitos de vida, como alimentação e atividade física, relacionando-os a síndrome metabólica. A pontuação do jogo baseia-se em parâmetros importantes para diagnóstico da síndrome metabólica: glicemia, circunferência abdominal e colesterol HDL. As atividades no tabuleiro podem aumentar ou diminuir cada um desses fatores e, quando os jogadores chegam ao HUAP, é calculada as pontuações finais de cada jogador e um diagnóstico proporcional à sua pontuação é fornecido. Ganha o jogo quem chegar ao HUAP primeiro e mais saudável. Acredita-se que, desta forma, é possível não apenas aproximar a bioquímica do cotidiano dos estudantes, mas também consolidar os conceitos discutidos de maneira dinâmica e divertida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18402_TB4839_19062023134119.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER DAYANI GOSAVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ESTER GOSAVES" "autor_email" => "estersilva@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98302 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4839 "inscrito_id" => 18402 "titulo" => "ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA – SÍNDROME METABÓLICA" "resumo" => "A disciplina Bioquímica, por vezes, é considerada pelos estudantes do curso de medicina como densa e complexa. Apesar de sua aplicabilidade e relevância não serem tão evidentes para o aluno do primeiro período, é inquestionável sua importância na formação médica, bem como na atuação futura deste profissional. Neste contexto, casos clínicos são inseridos na disciplina Bioquímica, com o intuito de mostrar a relevância desses conhecimentos para o entendimento clínico. Assim, o objetivo deste projeto foi desenvolver um jogo de tabuleiro cuja proposta é a discussão e consolidação de conteúdos bioquímicos com a apresentação de um caso clínico sobre síndrome metabólica. O jogo foi projetado para simular o ambiente e rotina vivenciados pelos estudantes da UFF. A turma é dividida em grupos; um dos alunos assume o papel de médico responsável por distribuir as fichas, ler as atividades e fornecer o diagnóstico. Cada grupo recebe tabuleiro, dado com números de 1 a 6, fichas de perguntas e fichas de desafio. Durante o jogo, jogadores percorrem um mapa simplificado da cidade Niterói, destacando locais familiares como o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Além disso, os comandos no tabuleiro foram planejados para que os estudantes possam se identificar com hábitos de vida, como alimentação e atividade física, relacionando-os a síndrome metabólica. A pontuação do jogo baseia-se em parâmetros importantes para diagnóstico da síndrome metabólica: glicemia, circunferência abdominal e colesterol HDL. As atividades no tabuleiro podem aumentar ou diminuir cada um desses fatores e, quando os jogadores chegam ao HUAP, é calculada as pontuações finais de cada jogador e um diagnóstico proporcional à sua pontuação é fornecido. Ganha o jogo quem chegar ao HUAP primeiro e mais saudável. Acredita-se que, desta forma, é possível não apenas aproximar a bioquímica do cotidiano dos estudantes, mas também consolidar os conceitos discutidos de maneira dinâmica e divertida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18402_TB4839_19062023134119.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER DAYANI GOSAVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ESTER GOSAVES" "autor_email" => "estersilva@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }