FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL COMO ELEMENTO PARA DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E CAMPO DE ESTÁGIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99785 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6770 "inscrito_id" => 15394 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL COMO ELEMENTO PARA DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E CAMPO DE ESTÁGIO" "resumo" => "Neste artigo, compartilhamos experiências vividas durante o componente curricular Estágio Supervisionado II Gestão Educacional, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB/ Campus III. A abordagem teórica desenvolvida nas aulas estava perpassada pela compreensão de que tanto universidade quanto campo de estágio possuem teoria e prática. O propósito do estágio foi integrar conhecimentos teóricos e práticos nos dois espaços formativos, compreendendo a organização escolar, o papel da gestão escolar e participando de atividades relacionadas à gestão educacional. No campo de estágio, inicialmente, foi realizada uma análise minuciosa e sensível da instituição, a fim de compreender a cultura organizacional. Valorizando a gestão democrática, a análise de situações, a tomada de decisões para solucionar alguns problemas e a implementação das ações de gestão, se deu por meio da colaboração de todos os envolvidos. O artigo enfatiza ainda a relevância da Biblioteca Escolar como um espaço educativo, local de realização da segunda etapa do estágio supervisionado em gestão educacional. Tendo como objetivo fortalecer a cultura da leitura, durante o estágio houve a organização tanto do acervo quanto do espaço da biblioteca, almejando torná-la um ambiente agradável que estimula a comunidade escolar a passar mais tempo nesse local, usufruindo do que uma Biblioteca possibilita. A proposta foi criar um ambiente acolhedor e inspirador para a leitura, promovendo o uso da biblioteca como ferramenta educativa e cultural para a comunidade escolar. Metodologicamente, o estudo esteve organizado em tempos para atividades eminentemente teóricas e outras práticas, aprofundamento teórico sobre gestão democrática e ações pedagógicas na biblioteca escolar. Compreendendo o estágio como práxis, como resultado, evidenciou-se que o diálogo entre universidade e campo de estágio, permitiu o desenvolvimento de materiais para aprimorar a estética da biblioteca e ações em conjunto com os estudantes, resultantes do estágio em gestão educacional na perspectiva democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15394_TB6770_20112023153704.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianapsenem@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99785 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6770 "inscrito_id" => 15394 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL COMO ELEMENTO PARA DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E CAMPO DE ESTÁGIO" "resumo" => "Neste artigo, compartilhamos experiências vividas durante o componente curricular Estágio Supervisionado II Gestão Educacional, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB/ Campus III. A abordagem teórica desenvolvida nas aulas estava perpassada pela compreensão de que tanto universidade quanto campo de estágio possuem teoria e prática. O propósito do estágio foi integrar conhecimentos teóricos e práticos nos dois espaços formativos, compreendendo a organização escolar, o papel da gestão escolar e participando de atividades relacionadas à gestão educacional. No campo de estágio, inicialmente, foi realizada uma análise minuciosa e sensível da instituição, a fim de compreender a cultura organizacional. Valorizando a gestão democrática, a análise de situações, a tomada de decisões para solucionar alguns problemas e a implementação das ações de gestão, se deu por meio da colaboração de todos os envolvidos. O artigo enfatiza ainda a relevância da Biblioteca Escolar como um espaço educativo, local de realização da segunda etapa do estágio supervisionado em gestão educacional. Tendo como objetivo fortalecer a cultura da leitura, durante o estágio houve a organização tanto do acervo quanto do espaço da biblioteca, almejando torná-la um ambiente agradável que estimula a comunidade escolar a passar mais tempo nesse local, usufruindo do que uma Biblioteca possibilita. A proposta foi criar um ambiente acolhedor e inspirador para a leitura, promovendo o uso da biblioteca como ferramenta educativa e cultural para a comunidade escolar. Metodologicamente, o estudo esteve organizado em tempos para atividades eminentemente teóricas e outras práticas, aprofundamento teórico sobre gestão democrática e ações pedagógicas na biblioteca escolar. Compreendendo o estágio como práxis, como resultado, evidenciou-se que o diálogo entre universidade e campo de estágio, permitiu o desenvolvimento de materiais para aprimorar a estética da biblioteca e ações em conjunto com os estudantes, resultantes do estágio em gestão educacional na perspectiva democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15394_TB6770_20112023153704.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianapsenem@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }