Este estudo analisa o impacto dos princípios dos direitos humanos na inclusão social no ensino superior, destacando as repercussões legais da exclusão e a importância da inclusão para promover igualdade e não discriminação. A pesquisa evidencia que os movimentos contemporâneos em direção à diversidade, equidade e inclusão nas universidades são fundamentados e requeridos por normas internacionais de direitos humanos, iniciadas com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e outros instrumentos subsequentes. Metodologicamente, o trabalho é qualitativo e descritivo, conduzido através de uma revisão integrativa da literatura. Artigos relevantes foram extraídos das bases de dados Scopus e Web of Science usando uma string de busca focada em educação inclusiva e direitos humanos no ensino superior. A seleção foi auxiliada pela ferramenta online Parsifal, seguida de uma análise temática para explorar como o ensino superior pode ampliar o acesso e a participação nos direitos humanos. Os resultados mostram que os princípios dos direitos humanos oferecem uma estrutura ética e legal vital para fomentar uma educação superior mais inclusiva. Este quadro garante que todos os indivíduos possam desenvolver seu potencial acadêmico e contribuir significativamente para a sociedade. Ações afirmativas são implementadas como resposta às desigualdades históricas e opressões enfrentadas por grupos marginalizados, visando igualdade de oportunidades e inclusão efetiva. Em suma, o estudo sublinha a necessidade de integrar os princípios dos direitos humanos nas políticas e práticas do ensino superior para assegurar contribuições efetivas à justiça social, democracia e igualdade. A incorporação desses princípios no debate acadêmico promove uma análise crítica e aumenta a conscientização sobre igualdade e inclusão social no ambiente universitário.