A evolução tecnológica que caracteriza este milênio influencia significativamente o comportamento da sociedade, transformando as suas regras de comportamento em consequência da pandemia Covid-19, em 2020 e 2021, pelo que a sociedade em geral vivencia a digitalização e virtualização de muitos dos processos diários que até então eram realizados presencialmente promovendo o surgimento da cibercultura. Consequentemente, os processos de aprendizagem merecem ser repensados à luz da incorporação das tecnologias de informação e comunicação através da utilização da modalidade de ensino híbrida. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar os componentes que estruturam a reconstrução curricular a partir da consideração de dois pressupostos do ensino híbrido na perspectiva dos alunos da Universidade Nacional Experimental Rómulo Gallegos da Venezuela, que será desenvolvida a partir da perspectiva teórica de Vygostsky, Sacristan, Bandura e Siemens. Epistemologicamente, assume-se o paradigma sócio-crítico com uma abordagem qualitativa, para o qual foram previstos quatro momentos de intervenção: categorização teórica, contraste de experiências, análise de resultados e discussão crítico-reflexiva sobre os elementos constituintes de uma proposta de reconstrução curricular na licenciatura em Engenharia informática para incorporar Ambientes Virtuais de Aprendizagem como estratégia mediadora do ensino na modalidade híbrida. Como técnica de análise de dados, será utilizada a construção de unidades hermenêuticas com AtlasTi para categorizar e contrastar os dados teóricos coletados através da arqueologia bibliográfica, com os dados coletados através de questionários online e entrevistas semiestruturadas realizadas com 81 estudantes de Gerenciamento de Projetos, disciplina do X semestre de Engenharia da Informática