A Educação de Surdos foi incluída na LDB em 2021 como modalidade de ensino em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos. Como se pode pensar no processo de alfabetização e letramento levando em consideração essa nova modalidade? Como as especificidades locais contribuem para a construção do Saber à Luz do Currículo vigente nas escolas que utilizam o Currículo Paulista do estado de São Paulo? Justifica-se refletir nestas questões norteadoras para iniciar o processo investigativo que contribuirá para garantir a equidade no Ensino para o público-alvo da Educação de Surdos, visto que a Literatura contribui para um processo crítico/reflexivo. A pesquisa alimentara um olhar, a natureza da ciência pelas lentes do currículo, pensando na formação integral dos estudantes surdos segundo as competências gerais da BNCC. A relevância social desta pesquisa visa contemplar o cumprimento da garantia de aquisição de direito linguístico para o discente surdo, refletindo em suas experiências difundidas na Comunidade Surda. Para isso, pensaremos no Currículo vigente nas escolas estaduais e municipais do estado de São Paulo que utilizam o Currículo Paulista, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologado em 20 de dezembro de 2017. Pensar em ações curriculares e novas práticas pedagógicas faz-se necessário para garantir a permanência e qualidade de ensino na Educação Básica, contribuindo para uma formação cidadã aos estudantes surdos.