Um dos princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é a utilização de estratégias educacionais que garantam a indissociabilidade entre a teoria e a prática profissional em todo o processo de ensino e aprendizagem. A interação dinâmica entre teoria e prática contribui para uma aprendizagem ativa e a compreensão de significados, sendo desenvolvida com relevância nos laboratórios. Nesse contexto, o presente estudo investiga como alunos compreendem a utilização dos laboratórios enquanto espaço didático-pedagógico na construção do conhecimento na EPT. Utilizamos como referencial teórico os princípios da aprendizagem significativa de Ausubel (Moreira; Masini, 1982), e a Resolução CNE nº 1/2021 que define as Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica. No percurso metodológico foi utilizado o questionário misto como instrumento de coleta de dados. A pesquisa está sendo realizada no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa e os resultados parciais apontam que o laboratório é um recurso didático-pedagógico que aproxima a relação entre teoria e prática, necessária para a EPT, com potencial de tornar a aprendizagem mais significativa, e que uma possível proposta de produto educacional é um laboratório virtual de microbiologia, a ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem para contribuir para o conhecimento técnico desenvolvido nos ambientes laboratoriais.