Trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento, na perspectiva histórico-documental, problematizando aspectos históricos referente ao direito de atendimento de crianças e adolescentes em uma instituição de acolhimento no município de Florianópolis/SC. Propõe-se como objetivo central analisar o Projeto Político Pedagógico e sua Metodologia Pikler como abordagem educacional, na garantia do direito de crianças e adolescentes em uma instituição de acolhimento do município de Florianópolis/SC, tomando-se aspectos da legislação pertinente. Apresenta-se como questão-problema: Quais aspectos e elementos da abordagem educacional da Casa Lar Luz do Caminho têm garantido os direitos à educação de crianças e adolescentes acolhidos em Florianópolis? O percurso teórico-metodológico e a construção da narrativa histórica, foram embasadas em fontes documentais, em nível nacional, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, leis e decretos federais, numa perspectiva macro, bem como de documentos municipais e documentos norteadores da instituição investigada, como o Projeto Político Pedagógico e/ou Plano de Ação e Relatório Social, que regulamentam a garantia do atendimento dessa instituição. Este estudo contribui para a relevância de conhecer esse serviço e suas práticas cotidianas, trazendo para a discussão questões que possam contribuir com ampliações de políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes na garantia dos seus direitos e à vivência digna nas instituições de acolhimento.