O presente trabalho faz parte dos resultados de uma pesquisa sobre a construção de práticas pedagógicas em uma Escola de Educação Infantil da rede Municipal de ensino da prefeitura de São Paulo (EMEI)). O trabalho com projetos nessa Emei, se iniciou no ano de 2013: observou-se o início dos trabalhos e sua evolução nos quatro anos subsequentes. A metodologia empregada foi a análise de conteúdo. A pesquisa constitui-se como um estudo de caso e observou como os sujeitos, profissionais da Educação Infantil, construíram suas práticas pedagógicas a partir da adesão à metodologia de projetos; verificou como essa proposta aparece em documentos oficiais da rede e como foi o processo de formação desses profissionais nos momentos de estudos coletivos. A pesquisa procurou responder à seguinte pergunta: qual a relação entre a formação em serviço e a constituição das práticas pedagógicas? A leitura do corpus revelou que os documentos produzidos pela Secretaria da Educação (SME) de São Paulo tiveram um papel fundamental no início da construção das práticas pedagógicas que foram sofrendo modificações ao longo dos anos. Essas modificações foram resultado de um processo avaliativo da formação em serviço e a contribuição dela sobre as práticas pedagógicas, que evoluíram de um trabalho inicialmente individual para práticas pensadas e construídas coletivamente. Nesse percurso, a questão étnico racial teve um papel muito importante, pois as professoras, em determinado momento, passaram a buscar formação para realizar práticas de ensino que se preocupassem não só com a formação individual dos sujeitos, mas também, com a formação social.