CONTA AQUI, DIGA LÁ: PRÁXIS PEDAGÓGICA EM AÇÃO EXTENSIONISTA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116338 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 580 "inscrito_id" => 2186 "titulo" => "CONTA AQUI, DIGA LÁ: PRÁXIS PEDAGÓGICA EM AÇÃO EXTENSIONISTA" "resumo" => "O artigo trata de reflexões críticas sobre a didática de uma docente de pedagogia que ministrou aulas no curso de extensão, Conta aqui, diga lá: literatura infantil e mediações literárias na escola. Os encontros ocorreram em 2023, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Leopoldina, para licenciandos de pedagogia e docentes da rede pública. A pesquisa em educação é descritiva, utilizando de instrumentos como portfólio do curso, listas de presença dos participantes, relatórios da atividade prática nas escolas e as rodas de conversa em classe, para compor o relato de experiência. O critério de análise se baseia nas dimensões humanas, técnicas e político-social da didática (Candau, 2012). O texto se estrutura em três temáticas: Universidade e extensão: foco na formação de professores; Visão macro e micro: o problema da formação leitora; e, Por uma didática contextualizada: reflexões críticas. Para tanto, o viés teórico parte dos seguintes autores, respectivamente: Santos, 2004; Freire, 1986; Gadotti, 2017; Forproex, 2012; Freire, 2006; Candido, 2011; Relatório de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – 2021, volume 1; Libânio, 2001; e, Candau, Luckesi, Reys; e Ott, 2012. As reflexões críticas mostraram consonância com o pensamento de Candau, Luckesi, Reys; e Ott (2012), porém, com duas buscas de atenção para a melhoria didática da professora, a saber: a necessidade de ensinar aos participantes utilizarem o embasamento teórico em suas práticas pedagógicas e, aguçar o olhar pesquisador desses participantes frente às ações das crianças, durante o processo de ensino e aprendizagem, nos momentos de mediações literárias." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID2186_TB580_15072024150339.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANICÉZIA PEREIRA ROMANHOL BETTE" "autor_nome_curto" => "Anicézia Pereir" "autor_email" => "anicezia.romanhol@uemg.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116338 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 580 "inscrito_id" => 2186 "titulo" => "CONTA AQUI, DIGA LÁ: PRÁXIS PEDAGÓGICA EM AÇÃO EXTENSIONISTA" "resumo" => "O artigo trata de reflexões críticas sobre a didática de uma docente de pedagogia que ministrou aulas no curso de extensão, Conta aqui, diga lá: literatura infantil e mediações literárias na escola. Os encontros ocorreram em 2023, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Leopoldina, para licenciandos de pedagogia e docentes da rede pública. A pesquisa em educação é descritiva, utilizando de instrumentos como portfólio do curso, listas de presença dos participantes, relatórios da atividade prática nas escolas e as rodas de conversa em classe, para compor o relato de experiência. O critério de análise se baseia nas dimensões humanas, técnicas e político-social da didática (Candau, 2012). O texto se estrutura em três temáticas: Universidade e extensão: foco na formação de professores; Visão macro e micro: o problema da formação leitora; e, Por uma didática contextualizada: reflexões críticas. Para tanto, o viés teórico parte dos seguintes autores, respectivamente: Santos, 2004; Freire, 1986; Gadotti, 2017; Forproex, 2012; Freire, 2006; Candido, 2011; Relatório de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – 2021, volume 1; Libânio, 2001; e, Candau, Luckesi, Reys; e Ott, 2012. As reflexões críticas mostraram consonância com o pensamento de Candau, Luckesi, Reys; e Ott (2012), porém, com duas buscas de atenção para a melhoria didática da professora, a saber: a necessidade de ensinar aos participantes utilizarem o embasamento teórico em suas práticas pedagógicas e, aguçar o olhar pesquisador desses participantes frente às ações das crianças, durante o processo de ensino e aprendizagem, nos momentos de mediações literárias." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID2186_TB580_15072024150339.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANICÉZIA PEREIRA ROMANHOL BETTE" "autor_nome_curto" => "Anicézia Pereir" "autor_email" => "anicezia.romanhol@uemg.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }