A formação dos professores para a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental ocorre, principalmente, por meio do Curso Normal ou Pedagogia, com ênfase na alfabetização. No entanto, a relevância do Ensino de Ciências da Natureza, em todos os níveis de ensino, é reconhecida, mas enfrenta desafios devido à formação generalista dos docentes. Estudos mostram que essa formação não prepara adequadamente os professores para ensinar Ciências da Natureza, resultando em lacunas no ensino dos saberes dessa área. Procuramos analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Jaguarão, com o objetivo de compreender a abordagem do Ensino de Ciências da Natureza ao longo da constituição do curso. A metodologia, qualitativa e exploratória, residiu em uma análise documental dos PPCs de 2009, 2015 e 2023. Os resultados apontaram mudanças significativas na abordagem do Ensino de Ciências da Natureza no curso analisado. Nas versões de 2015 e 2023 evidenciamos atualizações dos aspectos metodológicos e didáticos do campo do Ensino de Ciências, principalmente pela inserção da perspectiva da alfabetização científica na formação dos pedagogos, perspectiva consolidada na área, assim como a discussão sobre recursos didáticos e metodológicos destacando a investigação, a experimentação, a ludicidade, a Educação Ambiental. A bibliografia acompanhou essas alterações, contemplando autores do Ensino de Ciências. Podemos concluir que o curso de Pedagogia em análise tem incorporado progressivamente uma abordagem mais específica para o Ensino de Ciências da Natureza, evidenciando um esforço para melhorar a formação dos professores nessa área.