O texto busca refletir acerca da relevância acadêmica da proposição feita aos estudantes do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena que vivenciaram a experiência do Estágio, bem como das professoras e pesquisadoras participantes do Grupo de Pesquisa TRAVESSIAS. Nesse sentido, será abordada a importância do processo de escrita reflexiva na formação inicial e na formação continuada, realizando interlocuções entre as obras de Paulo Freire, Professora SIM; Tia não: cartas a quem ousa ensinar (2015), a obra coletiva Cartas ao professor iniciante, organizada por Samantha Dias de Lima (2021), O Cotidiano e a história, de Agnes Heller (2008). Demonstra-se o trabalho desenvolvido a partir da escrita de Cartas entre Estudantes estagiárias e Professoras Regentes na situação de estágio na Educação Infantil no período pandêmico. Reforça-se que a escrita das Cartas contemplam prática formativa de grande valia para as participantes do Projeto que tornou-se o livro CARTAS SOBRE A DOCÊNCIA: práticas formativas em tempo de Pandemia.