ALGUNS DOS DESAFIOS NA APRENDIZAGEM DE UMA L?NGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL ? O DESENVOLVIMENTO DA PRON?NCIA DO APRENDIZ. H? DIFEREN?AS SIGNIFICATIVAS ENTRE OS FONEMAS DA L?NGUA PORTUGUESA (LP, NESTE CASO A L1) E A L?NGUA INGLESA (LI, A L2) QUE PODEM SER SUPERADOS AO LONGO DO APROFUNDAMENTO DO ESTUDO DA L?NGUA ALVO. ISTO ? DECORRENTE DA DIFEREN?A EXISTENTE ENTRE O RITMO DE CADA IDIOMA (SILVA J?NIOR, 2015). OS ESTUDOS DE MCGURK E MACDONALD (1976) J? REVELAVAM A IMPORT?NCIA DA JUN??O DE MAIS DE UM CANAL SENSORIAL PARA A PERCEP??O DA FALA, UMA VEZ QUE A NATUREZA DA FALA ? DE PERCEP??O MULTIMODAL. NESTE CASO O USO DAS CORES PODERIA SER UMA FERRAMENTA PARA A VISUALIZA??O DA TONICIDADE DAS S?LABAS, APRIMORANDO A AQUISI??O DA PRON?NCIA. A VIS?O TAMB?M FAZ PARTE DO EST?MULO PARA A AQUISI??O DA LINGUAGEM (ESMERALDO, 2013). ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVOS: SELECIONAR ALGUMAS PALAVRAS QUE APRESENTAM PROBLEMAS DE PRON?NCIA ENTRE OS APRENDIZES BRASILEIROS ESTUDANTES DE LI; PROPOR UM QUADRO CROM?TICO PARA AUXILIAR NA PRON?NCIA DO APRENDIZ. ESPERA-SE QUE, COM O AUX?LIO DO QUADRO CROM?TICO DE PRON?NCIA, OS APRENDIZES DE LI POSSAM ADQUIRIR MELHOR O RITMO DOS VOC?BULOS A PARTIR N?O S? DA AUDI??O, MAS TAMB?M PELA VISUALIZA??O DA TONICIDADE DAS S?LABAS DAS PALAVRAS.