O PRESENTE ARTIGO ABORDA O INÍCIO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, COMO SE DEU ESSE PROCESSO E
QUAIS FORAM SEUS PROTAGONISTAS. EM 1549, A CHEGADA DOS PADRES JESUÍTAS NÃO SINALIZA
SOMENTE O PRELÚDIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, MAS INAUGURA A PRIMEIRA FASE, A
MAIS LONGA DESSA HISTÓRIA, E, CERTAMENTE, A MAIS IMPORTANTE PELO VULTO DA OBRA REALIZADA
E SOBRETUDO PELAS CONSEQUÊNCIAS QUE DELA RESULTARAM PARA NOSSA CULTURA E CIVILIZAÇÃO. QUANDO NAQUELE ANO JESUÍTAS APORTARAM À BAHIA COM O 1º GOVERNADOR-GERAL, A
COMPANHIA DE JESUS NÃO TINHA MAIS DE NOVE ANOS DE EXISTÊNCIA CANÔNICA, SUAS BASES
FORAM LANÇADAS A 15 DE AGOSTO DE 1534 NA CAPELA DE MONTMARTRE POR INÁCIO DE LOIOLA E
CONFIRMADA EM 1540 POR PAULO II, QUE SE DISPERSAVA, NO CONTINENTE EUROPEU, EM MISSÕES
DE COMBATE À HERESIA E, ALÉM DOS MARES, À PROPAGANDA DA FÉ ENTRE OS INCRÉDULOS E À
DIFUSÃO DO EVANGELHO POR TODOS OS POVOS. O REFERENCIAL TEÓRICO EMBASA-SE DENTRE OUTROS
EM AZEVEDO, CARVALHO, SCHWARTZMAN E ALVES. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI
BIBLIOGRÁFICA. OS PRINCIPAIS RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM QUE CERTAMENTE O ESTADO DE
COISA QUE SE VIVE NA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE AINDA É UM REFLEXO DESSE TEMPO PASSADO DE
BARBÁRIE E DE INTERESSE ECONÔMICO EXPLORATÓRIO EM QUE O SER HUMANO É APENAS UMA PEÇA
DESCARTÁVEL NESSA ENGRENAGEM E UM REFLEXO TAMBÉM DESSA CIÊNCIA GESTADA NO SÉCULO
XIX NO BRASIL COM SEUS ÍMPETOS POSITIVISTAS E SEU OBJETIVO DE EXPLORAÇÃO DAS RIQUEZAS
BRASILEIRAS, SEM SE IMPORTAR COM A EDUCAÇÃO SUBSTANCIAL DO POVO.