O trabalho com a Arte nas escolas é de fundamental importância para a formação do indivíduo, por isso mesmo ela é empregada na educação dos homens desde a antiguidade. No entanto, na atual sociedade globalizada do século XXI sua prática tem sido deixada em segundo plano, sendo considerada pelas pessoas – já imersas na ideologia dominante de produção/consumo – como secundária em relação à conteúdos como língua portuguesa e matemática. O presente trabalho se propõe a uma análise da importância de se empregar a arte, mais especificamente, a música nas escolas de Educação Infantil, evidenciando as possibilidades de desenvolvimento social, afetivo, motor e principalmente estético necessário a formação do cidadão. O trabalho ainda traz a proposição de atividades lúdicas envolvendo a musicalização na Educação Infantil como recurso didático para os professores da referida etapa da Educação Básica. A base teórica que fundamenta o trabalho é o materialismo histórico-dialético, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo. Desse modo, com o intuito de fomentar os estudos na área, contribuir com a formação de professores e com o desenvolvimento de atividades significativas com os alunos da educação infantil, propomos a elaboração deste artigo, onde evidencia-se que mediados pela musicalização e pelas brincadeiras os alunos podem aprender, interagir e se divertir.