AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102464 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 27 "titulo" => "AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "A avaliação é componente fundamental no processo educativo, no entanto, ainda tem sido excludente e mais voltada ao produto que ao processo. No caso da Educação Física (EF), a dimensão procedimental tem se sobreposto a outros aspectos igualmente importantes. O objetivo foi identificar como a avaliação tem sido realizada nas aulas de EF na Educação Básica e como a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) tem subsidiado os estudos sobre avaliação nessa área. Foi realizada uma revisão de literatura utilizando a plataforma dos Periódicos CAPES e os Anais dos Encontros de Aprendizagem Significativa, nos quais foram encontrados 40 e seis trabalhos, respectivamente. Destes, foram selecionados e analisados qualitativamente nove textos. A maioria dos estudos está focada nas falas dos professores sobre como avaliam seus alunos. Apenas três trabalhos assumiram a TAS como referencial teórico para fundamentar o processo de ensino e as estratégias avaliativas utilizadas nas aulas de EF." "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Painel: Relatos de Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID27_TB43_18122023163046.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA PORTELA D’ OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "cassia_portela@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102464 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 27 "titulo" => "AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "A avaliação é componente fundamental no processo educativo, no entanto, ainda tem sido excludente e mais voltada ao produto que ao processo. No caso da Educação Física (EF), a dimensão procedimental tem se sobreposto a outros aspectos igualmente importantes. O objetivo foi identificar como a avaliação tem sido realizada nas aulas de EF na Educação Básica e como a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) tem subsidiado os estudos sobre avaliação nessa área. Foi realizada uma revisão de literatura utilizando a plataforma dos Periódicos CAPES e os Anais dos Encontros de Aprendizagem Significativa, nos quais foram encontrados 40 e seis trabalhos, respectivamente. Destes, foram selecionados e analisados qualitativamente nove textos. A maioria dos estudos está focada nas falas dos professores sobre como avaliam seus alunos. Apenas três trabalhos assumiram a TAS como referencial teórico para fundamentar o processo de ensino e as estratégias avaliativas utilizadas nas aulas de EF." "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Painel: Relatos de Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID27_TB43_18122023163046.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA PORTELA D’ OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "cassia_portela@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }