A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade destinada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade regular, e é uma forma de oferecer oportunidades de aprendizado para aqueles que, por diferentes motivos, não puderam frequentar a escola na idade apropriada. Dentre os inúmeros desafios encontrados nos processos de ensino e aprendizagem dos jovens e adultos, encontra-se a dificuldade em tornar o ensino atrativo para os educandos. Considerando isso, torna-se clara a tamanha necessidade de que o professor utilize de metodologias ativas e diferenciadas das tradicionais para instigar a atenção dos alunos e trazer sentido ao conteúdo estudado. Considerando isso, apresentamos como objetivo principal, analisar uma metodologia que possibilite um ensino mais atrativo para jovens e adultos. Dessa forma, realizamos uma oficina com alunas do curso de Educação Profissional e EJA do programa PROEJA - curso Técnico em Edificações, do IFFAR Campus Panambi, na qual houve o uso de metodologia ativa no ensino, realizando uma maquete de um protótipo de cisterna de coleta de água da chuva em uma residência, incluindo a discussão de etapa de tratamento, a fim de abordar a temática do ciclo da água e sustentabilidade. Ao final da oficina, foi possível perceber o êxito da atividade, uma vez que as alunas haviam compreendido os tópicos abordados a respeito da temática, levantando ideias e fazendo perguntas sobre o tema.