Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo descrever e analisar os dizeres de um professor de matemática e de uma coordenadora que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em turmas de 3ª e 4ª Etapas que correspondem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, sobre a prática que desenvolvem no contexto de escolas públicas, em um município no estado do Pará. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com os sujeitos da pesquisa. O artigo discute a importância da EJA na inclusão social e na redução da desigualdade educacional, além de abordar os desafios enfrentados pelos professores que trabalham com essa modalidade de ensino. Para fundamentar a análise e discussão dos resultados foram utilizados diversos autores, como: Paulo Freire (1996), Pontes (2018), Pontes (2019), Brighente e Mesquida (2016), Salgado (2018), Oliveira e Cardoso (2018), Melo (2020), Coutinho; Almeida e Jatobá (2021). Os resultados indicam que a EJA é uma modalidade importante para a inclusão social e para a redução da desigualdade educacional, mas ainda há muitos desafios a serem superados, principalmente, a falta de recursos e a falta de preparo de muitos professores para lidar com as especificidades da educação de jovens e adultos.