O presente relato caracteriza-se acerca de iniciação à docência proporcionada pelo (PRP-CAPES), o qual trazemos a vivência com os educandos no primeiro ano do Ensino Fundamental-Séries Inicias, na Escola Municipal Doutor Rubens Falcão, localizada no bairro Santa Eugênia, Nova Iguaçu-RJ com 22 crianças na faixa etária entre 6 e 7 anos, em fase de alfabetização e letramento. O lúdico era o método principal nas aulas planejadas, e pautadas pelas diretrizes vigentes na fase referente de forma que o aprendizado e o desenvolvimento estivessem sempre de fácil acesso a todos. As residentes foram recebidas com muito entusiasmo e receptividade por todas as crianças, com curiosidade, desejo de aprender, alegria, carinho no acolhimento, interação entre todos que estavam em classe com a mediadora e a professora preceptora. A participação dos residentes foi o ponto forte em tudo vivenciado durante o tempo com a turma, em destaque a possibilidade até da apresentação de um pouco da Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS) por uma residente tendo o privilégio de contribuir com a introdução desta língua, tão importante para as pessoas com deficiência auditiva, onde foi percebido o quanto se sentiram valorizados auxiliando as crianças com dificuldade em se concentrar e com dificuldade de prestar atenção, onde as mais tímidas e os mais inquietos tiveram a sua atenção alcançada pelo desejo de se comunicar sem o som das palavras faladas. Consideramos, um período profícuo e significativo não somente para o aprendizado dos alunos da escola-campo, mas também para a formação dos residentes.