O presente texto tem por objetivo analisar e refletir sobre a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), para a formação inicial de professores, a partir da ótica da aluna residente. Trata-se de um relato de experiência realizado por meio das vivências, observações e práticas desenvolvidas em uma escola municipal que atende do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental localizada na cidade de Marília/SP, com início no mês de novembro de 2022 por uma discente cursando o quarto ano do curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de Marília-Unesp sob a orientação de um professor Doutor da mesma Universidade. Para tanto, metodologicamente, ancora-se nas próprias narrativas registradas em diário de aula durante os momentos de elaboração e aplicação de Sequência Didática. O relato de experiência tem como maior referencial teórico de diálogo Pimenta (1996), que argumenta acerca da importância do conhecimento prático na formação da identidade profissional de um professor que reflete as ações da sua própria prática, pois sem o conhecimento prático da realidade dentro de uma escola não há contribuições significativas para a inovação da identidade profissional. A aluna residente concluiu positivamente sobre sua experiência ao ter a oportunidade de planejar e aplicar uma Sequência Didática gerando um grande aprendizado para sua formação docente, bem como sobre a importância crucial e decisiva do PRP para constituição da identidade profissional.