A falta de interesse pela ciência por parte dos estudantes da educação básica segue sendo um grande obstáculo na vida dos educadores. Dessa forma, o professor deve utilizar diferentes estratégias e metodologias de ensino para tornar o aprendizado mais atrativo e prazeroso. Pensando nisso, ao tentar solucionar problemas que os estudantes enfrentam ao se aproximarem das ciências, como por exemplo, a dificuldade de enxergar a química no seu cotidiano e o distanciamento de um pensamento coletivista em prol do progresso e melhora do convívio em sociedade, o professor busca estratégias focadas nestes dois empecilhos. Entre estas estratégias estão o ensino por perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e a aprendizagem cooperativa. Neste trabalho, será descrito um relato de experiência de uma atividade organizada em uma sequência de quatro aulas, abordando temas da termoquímica, aplicada para duas turmas do 2º ano do Novo Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Claudio Morelli. Como resultado, dois pontos foram observados: um quanto ao interesse dos estudantes por questões relacionadas aos impactos socioambientais, e o outro quanto a interação da turma na resolução de exercícios e no diálogo na execução da prática.