Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA COM FOCO NO AUTISMO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103392
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 838
    "inscrito_id" => 4663
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA COM FOCO NO AUTISMO"
    "resumo" => "A presente pesquisa desenvolvida a partir de vivência no Programa de Residência Pedagógica, objetiva compreender como o aluno autista do ensino médio aprende matemática. Para tanto realizamos análise dos discursos dos docentes, que são mediadores do processo de aprendizagem matemática, buscando compreender como elaboram propostas de aprendizagens para que o aluno construa seu conhecimento. A metodologia qualiquantitativa utilizada consistiu na aplicação e análise de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam a necessidade de aprimoramento da prática pedagógica do docente para que os alunos possam ser alcançados por atividades que provoquem aprendizagens matemáticas significativas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4663_TB838_16112023155435.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILSON JORGE SOARES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RAILSON"
    "autor_email" => "railsonjorge@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103392
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 838
    "inscrito_id" => 4663
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA COM FOCO NO AUTISMO"
    "resumo" => "A presente pesquisa desenvolvida a partir de vivência no Programa de Residência Pedagógica, objetiva compreender como o aluno autista do ensino médio aprende matemática. Para tanto realizamos análise dos discursos dos docentes, que são mediadores do processo de aprendizagem matemática, buscando compreender como elaboram propostas de aprendizagens para que o aluno construa seu conhecimento. A metodologia qualiquantitativa utilizada consistiu na aplicação e análise de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam a necessidade de aprimoramento da prática pedagógica do docente para que os alunos possam ser alcançados por atividades que provoquem aprendizagens matemáticas significativas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4663_TB838_16112023155435.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILSON JORGE SOARES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RAILSON"
    "autor_email" => "railsonjorge@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa desenvolvida a partir de vivência no Programa de Residência Pedagógica, objetiva compreender como o aluno autista do ensino médio aprende matemática. Para tanto realizamos análise dos discursos dos docentes, que são mediadores do processo de aprendizagem matemática, buscando compreender como elaboram propostas de aprendizagens para que o aluno construa seu conhecimento. A metodologia qualiquantitativa utilizada consistiu na aplicação e análise de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam a necessidade de aprimoramento da prática pedagógica do docente para que os alunos possam ser alcançados por atividades que provoquem aprendizagens matemáticas significativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.