Este estudo, inserido no contexto do PIBID na Universidade Federal de Santa Maria, aborda a reformulação do ensino atual de Física, tradicionalmente estruturado em memorização e preparação para exames futuros. Utilizando a Abordagem Temática Freireana (ATF), a partir dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos foi realizado um Estudo da Realidade em uma escola estadual de Santa Maria, e os dados foram analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD). A partir das situações limite identificadas, bem como pelas contradições presentes na comunidade emergiu o Tema Gerador (TG) “‘Por onde passa tem lixo’: Protagonismos e implicações em minha comunidade”. Os resultados dessa análise revelaram que a temática do lixo, apesar de seu reconhecimento e prevalência na comunidade, era menos compreendida e frequentemente negligenciada. Esta observação sugere uma lacuna no entendimento da problemática pelos moradores e estudantes, muitos dos quais demonstraram dificuldade em articular ou identificar aspectos relacionados a essa questão. A partir da emersão do TG foi possível desenvolver planos de aulas que dialogam com a realidade, os quais proporcionaram uma abordagem educacional mais crítica, dialógica e, principalmente, problematizadora, que não só aborda as problemáticas locais, mas também incentiva a participação ativa dos estudantes por soluções.