O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do núcleo de Licenciatura em Belas Artes da UFRRJ, destacando a atuação na Escola Municipal das Acácias e as atividades exercidas nos encontros do subprojeto. Partindo das experiências obtidas através do contato com o trabalho da supervisora do PIBID na escola-campo Municipal das Acácias, localizada no município de Itaguaí-RJ, observa-se o trabalho desenvolvido através da educação patrimonial por meio das aulas-passeios que proporciona aos alunos um contato direto com a arte através de exposições e apresentações nas locações culturais. Verifica-se que a atividade vem oportunizando o desdobramento das ações educacionais que permeiam o papel da escola como agente transformador ao inserir os alunos nas dinâmicas artísticas, possibilitando o desenvolvimento da cultura, lazer e educação. A partir das visões sobre o desenvolvimento do subprojeto PIBID Belas Artes, destaca-se as atividades exercidas até o ano vigente, elaborando o parecer sobre o papel que as ações desenvolvidas possibilitaram aos discentes bolsistas e voluntários.Tendo em vista, os planos de desenvolvimento da educação patrimonial e de centralizar as possibilidades criadas a partir das metodologias ativas como práticas educacionais. Com isto, as narrativas destacam a percepção dos pibidianos em relação às práticas docentes e seus alcances tanto no mundo acadêmico quanto nas diretrizes que encaminham a docência, tendo em vista o papel das metodologias, do professor, da escola e do aluno.