Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO DOS GRADUANDOS PARA A REALIDADE DA DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103878
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1422
    "inscrito_id" => 6854
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO DOS GRADUANDOS PARA A REALIDADE DA DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE"
    "resumo" => "Esse relato decorre da experiência vivenciada no subprojeto de Pedagogia integrante do Programa de Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido desde 2022 pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Campus de Marília em parceria colaborativa com a escola campo EMEF “Profa Geralda Cesar Vilardi”, junto a uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental. Portanto, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma residente do PRP acerca de como o programa pôde favorecer a real aproximação de uma graduanda à realidade de uma escola municipal. De natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o relato de experiência em tela se vale das narrativas da aluna residente, registradas por meio de diário de aula (BARREIROS; GIANOTTO, 2016), bem como das observações diretas no âmbito do cotidiano escolar vivenciado. O ingresso como residente no PRP propiciou que a licencianda vivenciasse com outros olhos, que não os de aluna, a realidade de uma escola pública municipal, encontrando-se pela primeira vez com a realidade cotidiana dos docentes que nela atua e estabelecendo os cruciais e ricos diálogos e compartilhamento de experiências com os pares, em forte sintonia com os pressupostos formativos preconizados pelo PRP. Diante de toda experiência vivenciada no PRP, abrangendo desde a ambientação na escola e imersão na sala de aula, até chegar-se a elaboração e desenvolvimento de sequência didática, conclui-se que o PRP é significativo e decisivo para aproximar e preparar efetivamente os licenciandos da realidade da docência, contribuindo Sobremaneira para o aperfeiçoamento da formação inicial ao robustecer a imprescindível articulação teoria e prática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6854_TB1422_18112023174509.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JÚLIA DE OLIVEIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "ajo.martins@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103878
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1422
    "inscrito_id" => 6854
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO DOS GRADUANDOS PARA A REALIDADE DA DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE"
    "resumo" => "Esse relato decorre da experiência vivenciada no subprojeto de Pedagogia integrante do Programa de Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido desde 2022 pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Campus de Marília em parceria colaborativa com a escola campo EMEF “Profa Geralda Cesar Vilardi”, junto a uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental. Portanto, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma residente do PRP acerca de como o programa pôde favorecer a real aproximação de uma graduanda à realidade de uma escola municipal. De natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o relato de experiência em tela se vale das narrativas da aluna residente, registradas por meio de diário de aula (BARREIROS; GIANOTTO, 2016), bem como das observações diretas no âmbito do cotidiano escolar vivenciado. O ingresso como residente no PRP propiciou que a licencianda vivenciasse com outros olhos, que não os de aluna, a realidade de uma escola pública municipal, encontrando-se pela primeira vez com a realidade cotidiana dos docentes que nela atua e estabelecendo os cruciais e ricos diálogos e compartilhamento de experiências com os pares, em forte sintonia com os pressupostos formativos preconizados pelo PRP. Diante de toda experiência vivenciada no PRP, abrangendo desde a ambientação na escola e imersão na sala de aula, até chegar-se a elaboração e desenvolvimento de sequência didática, conclui-se que o PRP é significativo e decisivo para aproximar e preparar efetivamente os licenciandos da realidade da docência, contribuindo Sobremaneira para o aperfeiçoamento da formação inicial ao robustecer a imprescindível articulação teoria e prática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6854_TB1422_18112023174509.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JÚLIA DE OLIVEIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "ajo.martins@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esse relato decorre da experiência vivenciada no subprojeto de Pedagogia integrante do Programa de Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido desde 2022 pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Campus de Marília em parceria colaborativa com a escola campo EMEF “Profa Geralda Cesar Vilardi”, junto a uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental. Portanto, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma residente do PRP acerca de como o programa pôde favorecer a real aproximação de uma graduanda à realidade de uma escola municipal. De natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o relato de experiência em tela se vale das narrativas da aluna residente, registradas por meio de diário de aula (BARREIROS; GIANOTTO, 2016), bem como das observações diretas no âmbito do cotidiano escolar vivenciado. O ingresso como residente no PRP propiciou que a licencianda vivenciasse com outros olhos, que não os de aluna, a realidade de uma escola pública municipal, encontrando-se pela primeira vez com a realidade cotidiana dos docentes que nela atua e estabelecendo os cruciais e ricos diálogos e compartilhamento de experiências com os pares, em forte sintonia com os pressupostos formativos preconizados pelo PRP. Diante de toda experiência vivenciada no PRP, abrangendo desde a ambientação na escola e imersão na sala de aula, até chegar-se a elaboração e desenvolvimento de sequência didática, conclui-se que o PRP é significativo e decisivo para aproximar e preparar efetivamente os licenciandos da realidade da docência, contribuindo Sobremaneira para o aperfeiçoamento da formação inicial ao robustecer a imprescindível articulação teoria e prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.