Esse relato decorre da experiência vivenciada no subprojeto de Pedagogia integrante do Programa de Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido desde 2022 pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Campus de Marília em parceria colaborativa com a escola campo EMEF “Profa Geralda Cesar Vilardi”, junto a uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental. Portanto, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma residente do PRP acerca de como o programa pôde favorecer a real aproximação de uma graduanda à realidade de uma escola municipal. De natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o relato de experiência em tela se vale das narrativas da aluna residente, registradas por meio de diário de aula (BARREIROS; GIANOTTO, 2016), bem como das observações diretas no âmbito do cotidiano escolar vivenciado. O ingresso como residente no PRP propiciou que a licencianda vivenciasse com outros olhos, que não os de aluna, a realidade de uma escola pública municipal, encontrando-se pela primeira vez com a realidade cotidiana dos docentes que nela atua e estabelecendo os cruciais e ricos diálogos e compartilhamento de experiências com os pares, em forte sintonia com os pressupostos formativos preconizados pelo PRP. Diante de toda experiência vivenciada no PRP, abrangendo desde a ambientação na escola e imersão na sala de aula, até chegar-se a elaboração e desenvolvimento de sequência didática, conclui-se que o PRP é significativo e decisivo para aproximar e preparar efetivamente os licenciandos da realidade da docência, contribuindo Sobremaneira para o aperfeiçoamento da formação inicial ao robustecer a imprescindível articulação teoria e prática.