O avanço das tecnologias digitais está impactando, de diversas formas, o modo como vivemos, o que também é observado no espaço escolar, sendo cada vez mais necessário discutir sobre as práticas pedagógicas neste contexto, suas possíveis revisões e realizações a partir de ferramentas tecnológicas. Assim, o presente artigo, de natureza qualitativa, apresenta um mapeamento com o objetivo de investigar de que forma as tecnologias digitais estão sendo utilizadas nas práticas pedagógicas no ensino Matemática. Como abordagem metodológica, foi utilizada as bases do mapeamento teórico na pesquisa educacional, constituído pelas etapas de: identificação, classificação e organização das produções e, finalmente, a análise. A identificação das pesquisas ocorreu na Revista Educação Matemática Pesquisa (EMP), onde foi inserido no campo de busca o termo “tecnologias digitais”, no intervalo de 2011 a 2022. Assim, o corpus da pesquisa foi constituído de 21 artigos que foram agrupados em três eixos. Neste artigo, a análise e discussão foi constituída a partir do eixo “Práticas pedagógicas apoiadas pelas TD’S na Educação Básica”. As principais conclusões evidenciam que a relação entre os conceitos matemáticos e os recursos tecnológicos contribuem para a construção de uma aprendizagem significativa nas aulas de Matemática da educação básica, além da participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.