O avanço da tecnologia proporcionou ao ser humano uma infinidade de possibilidades, antes inimagináveis. Entretanto, com o avanço das tecnologias surge a necessidade de permanecer atualizado e preparar as novas gerações para isso. Documentos oficiais nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a BNCC (2018), por exemplo, estão se adaptando às novidades da atualidade, uma vez que, respectivamente, estão trazendo à tona a importância da compreensão dos alunos acerca das transformações incorporadas por meio de linguagem computacional mediante a computação gráfica, ao mesmo tempo em que enfatizam a necessidade da estimulação do desenvolvimento do pensamento computacional, dos softwares dinâmicos e da linguagem de programação com os alunos. Nesse sentido, considera-se que o ensino de programação e o desenvolvimento do pensamento computacional em sala de aula pode promover reflexão sobre significados matemáticos a partir da resolução e/ou verificação de problemas em situações de interação professor-estudante-algoritmos. Nesse sentido, o presente trabalho foi desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa (IFFar), enquanto bolsistas de um projeto de pesquisa que aborda o Pensamento Computacional na Educação. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas a fim de compreender melhor o tema, bem como a efetivação de um minicurso para os licenciandos em Matemática da mesma instituição. A proposta do minicurso buscou apresentar a linguagem de programação Scratch no Ensino de Geometria, baseado nas premissas do Pensamento Computacional, visando à construção de figuras geométricas e o cálculo de área.