O presente artigo traz, de forma sucinta, a pesquisa que foi realizada com o objetivo geral de analisar o Programa Residência Pedagógica a partir das narrativas dos residentes e suas perspectivas para os saberes docentes. Nesta pesquisa, pretendeu-se buscar respostas para a seguinte questão: como os residentes percebem o PRP nas perspectivas de formação inicial para a docência? Os objetivos específicos foram assim organizados: relatar como aconteceu a implementação do Programa Residência Pedagógica na Faculdade Municipal de Palhoça; esclarecer quais passos foram importantes para iniciar o projeto; investigar as narrativas dos residentes sobre os saberes docentes e suas percepções sobre o Programa. Os principais autores estudados foram: Nóvoa (2011), Tardif (2014), Freire (1996) e Saviani (2013). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e documental com abordagem qualitativa e para a coleta de dados foi elaborado um questionário online com a participação dos residentes. A partir das análises dos dados definiram-se dois eixos de reflexão: o primeiro eixo compreende os aprendizados e o segundo, as necessidades de aprimoramento. Quanto aos aprendizados, são os saberes que os residentes estão vivenciando no PRP, tais como: estudos teórico-metodológicos, docência, encorajamento, realidade, que são narrados como avanços nos conhecimentos reelaborados para sua formação na profissão docente. Os residentes reiteram que o Programa Residência Pedagógica fortalece a formação teórico-prática, a construção da identidade dos docentes de Licenciatura, a corresponsabilidade do campo de imersão, as experiências dos professores da Educação Básica na preparação para a sua futura atuação profissional e as necessidades de um professor reflexivo e mediador. Quanto ao aprimoramento, são as melhorias para que o PRP se fortaleça na sua estrutura coletiva, com a participação efetiva dos docentes orientadores, na formação dos preceptores e nas interações e no planejamento como relevância da prática pedagógica.