Este estudo versa sobre o programa de Residência Pedagógica (RP), subprojeto/núcleo da Educação Física, da Universidade Federal de Goiás (UFG). O artigo questionou a partir das experiências formativas oportunizadas pela RP, algumas problemáticas referentes ao trabalho do professor nos anos iniciais do ensino fundamental, dentre as quais destacaram-se: os procedimentos didáticos necessários para com a apropriação dos conteúdos da Educação Física e os sentidos e significados do se-movimentar das crianças na escola. Esse artigo objetiva argumentar/dialogar sobre o que é didática e a necessidade de compreensão da mesma para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem em contexto escolar e, ainda, a partir da didática e toda a sua complexidade no processo de ensino, entender pelo se-movimentar quem são as crianças-estudantes. O estudo teve como objeto de análise as experiências formativas de um estudante-residente no desenvolvimento do RP. Estas experiências foram materializadas em diários de campos. Concluiu-se que entender o se-movimentar das crianças-sujeitos é importante para uma visão total do ser humano na sua relação com a escola e com o mundo. Nesse sentido, o professor de Educação Física em formação deve estar atento às relações do mundo vivido e ao mundo de movimento das crianças.