O presente estudo teve como objetivo analisar o papel social da Educação Física Escolar, de acordo com artigos científicos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão integrativa da literatura, nas bases de dados CAPES, SciELO e Lilacs, a qual utilizou os seguintes descritores: “Papel social”; “Função social” e “Educação Física Escolar” escritas nessa ordem e separadas pelos operadores booleanos “OR” e “AND”. Como resultado obteve-se 988 artigos, que ao passarem pelo crivo dos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos foram reduzidos a nove estudos, sendo estes lidos na íntegra e analisados. Notou-se a necessidade de mais pesquisas aplicadas com foco no papel social da Educação Física Escolar, além de fatores que dificultam sua efetivação, pois encontram-se fragilidades relacionadas a esse papel social, desde a formação inicial até as redes de apoio dos alunos. Constatou-se que o papel social da Educação Física Escolar irá depender de que cidadão o professor tem o intuito de formar.